15/05/2024 às 15h01min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h01min

Restaurantes e bares no Brasil devem ter crescimento de 3% em 2024

Nos EUA, onde 41% dos donos desses estabelecimento são minorias, a projeção é de um recorde de US$ 1,1 trilhão em vendas

MARIANA GARRETT PAKER RODRIGUES
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A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) projeta um crescimento de 3% nos negócios de bares e restaurantes este ano. A estimativa vem sendo calculada com base no consumo até o Dia das Mães. Uma melhora também considerável foi apontada nos EUA pela entidade local equivalente, a National Restaurant Association, que calcula um marco de US$ 1,1 trilhão de faturamento total de empresas voltadas para os serviços de alimentação, empregando 15,7 milhões de pessoas em todo o território americano. Vale lembrar que a associação fez um levantamento recente indicando que cerca de 41% dos proprietários desses estabelecimentos pertencem a alguma minoria, sendo 14% deles de origem hispânica.

“O empreendedor latino em geral precisa entender quais proteções ele precisa ter para conseguir comandar um negócio nesse segmento com segurança”, pondera Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “É um desafio ter como responsabilidade o serviço, a qualidade e variedade de cardápio, cuidar das pessoas, proporcionar uma boa experiência e lidar também com a parte administrativa”, acrescenta.

A BRZ Insurance, dentro de sua missão de proteger o sonho de cinco milhões de imigrantes latinos em solo americano, listou tudo que é necessário em termos de seguros para quem é proprietário de restaurante nos EUA.

O seguro de restaurante pode ajudar a cobrir custos inesperados e ajudar a manter o estabelecimento aberto se houver alguma complicação. Normalmente, pode cobrir custos para substituir ingredientes estragados devido a falhas na refrigeração ou até mesmo os custos de uma ação judicial de um cliente que teve intoxicação por um alimento contaminado. É indicado para qualquer empresa que comercialize refeições ou bebidas. 

Entre os estabelecimentos que devem considerar o seguro estão lanchonetes (fast food ou não), sorveterias, restaurantes de qualquer natureza, buffets/catering, cafeterias, pizzarias, “carrinhos” de comida, locais exclusivos para levar, delicatessens, franquias, padarias, ou seja, basicamente todo tipo de negócio ligado a alimentação.

Um estabelecimento de menor porte precisa ter, no mínimo, a Business Owner Police, (Apólice do Proprietário de Empresas). Ela combina três coberturas gerais de seguro que são importantes para quase todos os negócios: General Liability, Commercial Property e Business Income. Caso tenha funcionários, é preciso também a Workers Compensation.

  • General Liability: ou seguro de responsabilidade geral, serve para proteger o restaurante de reclamações de terceiros, incluindo ações judiciais. A apólice começa com uma cobertura padrão, mas pode ser complementada para cobrir responsabilidades mais específicas como responsabilidade por bebidas alcoólicas, responsabilidade por agressões de terceiros, responsabilidade por práticas do empregador e responsabilidade cibernética. As coberturas vão depender das particularidades do negócio, da região, dos funcionários e da clientela. Essas coberturas podem ser agrupadas em uma única apólice, porém em alguns casos as apólices são individuais. 
  • Commercial Property: O seguro de propriedade é para segurar itens de propriedade da empresa. Pode ser o edifício em que o restaurante funciona, os equipamentos e utensílios do restaurante, os alimentos que estão nos freezers e na despensa, mesas, cadeiras, televisões e computadores, tanto do salão como dos escritórios. É importante fazer um inventário e buscar os valores de substituição de cada item antes de fazer a cotação do seguro. 
  • Business Income: É o seguro para interrupção de negócio, caso haja necessidade de interrupção das operações do restaurante. É a cobertura que vai garantir o pagamento dos salários dos funcionários, dos aluguéis de equipamentos e das outras contas fixas do restaurante. 
  • Workers’ Compensation: Muitas vezes o seguro de compensação de trabalhadores é exigido pelo governo, o valor e a extensão da compensação obrigatória varia de um estado para outro, mas é obrigatório em quase todos.  É a proteção do funcionário caso aconteça algum acidente enquanto ele trabalha. Cobre custos médicos, substituição salarial, licenças temporárias e até pensões por afastamento de trabalho, dependendo da gravidade do acidente. 

Mas cada restaurante vive uma realidade diferente com operações muito distintas, então outras coberturas podem ser indicadas. Alguns fazem entregas, outros operam sobre rodas, alguns atendem somente pela manhã e outros a madrugada toda, alguns operam com duas pessoas, outros precisam de uma equipe de 50 funcionários.

  • Seguro auto comercial: É para veículos de propriedade, alugados ou emprestados pela empresa.
  • Responsabilidade de estacionamento (caso tenha manobrista): Uma cobertura de Garagekeepers Liability cobre os veículos dos clientes sob cuidados da empresa.
  • Employee Dishonesty (desonestidade de funcionário): Ajuda a pagar uma perda se um funcionário roubar dinheiro ou propriedade da empresa. 
  • Comida Contaminada: Ajuda a pagar para limpar equipamentos e substituir alimentos contaminados se o negócio for fechado. Também pode reembolsar por perda de receita e outras despesas enquanto a empresa estiver fechada.
  • Equipment Breakdown (quebra de equipamento): Auxilia a pagar as despesas causadas por quebra repentina de máquinas ou outros equipamentos.
  • Cobertura de Responsabilidade por Bebidas Alcoólicas: Se um cliente se exceder no consumo de álcool, o dono do restaurante pode ser responsabilizado pelos danos que ele causar. Essa cobertura pode livrar de processos judiciais e prejuízos nessa situação. 
 

Sobre a BRZ Insurance

A BRZ Insurance é uma Insurtech focada na comunidade brasileira e latina nos EUA. Operando desde 2017, usa IA para oferecer ao imigrante latino que atualmente reside em solo norte-americano uma gama de serviços de seguros, levando em consideração as exigências de cada cliente à legislação e exigências locais. Com operação no Brasil e nos Estados Unidos, consegue não só conceder atenção e cuidado de acordo com a cultura e os hábitos desse público, mas também levar a solução adequada a cada necessidade em específico, descomplicando o processo de contratação de seguros e democratizando, dessa forma, o seu acesso.


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MARIANA GARRETT PAKER RODRIGUES
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