15/05/2024 às 12h22min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

Testagem genética pelo SUS: especialistas debatem esta possibilidade para o câncer de mama

FEMAMA irá lançar artigo sobre implementação de políticas públicas para acesso aos testes genéticos em evento durante em Brasília

BRUNA ROBERTI
Divulgação Femama

No dia 16 de maio, das 8h30 às 12h30, o Hotel Royal Tulip em Brasília será palco do Fórum de Acesso ao Painel Genético em Mama. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), regional Goiás, em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), trará para discussão a importância da testagem genética para as pacientes com câncer de mama e seus familiares.

O Fórum, que acontecerá dentro do Brazilian Breast Cancer Symposium (BBCS), maior congresso de pesquisa em câncer de mama da América Latina, também acolherá o lançamento do artigo "Implementação de política pública para o acesso aos testes genéticos na detecção de mutações em BRCA no SUS", elaborado por um Conselho Consultivo formado por renomados especialistas no tema, entre eles Dra. Maira Caleffi, mastologista e Presidente Voluntária da FEMAMA e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

A testagem genética oferece informações valiosas sobre a predisposição individual ao desenvolvimento de câncer de mama e ovário, possibilitando a implementação de medidas preventivas e terapêuticas personalizadas. Nesse sentido, a publicação, referendada por FEMAMA e SBM, busca debater os principais elementos estruturantes e alternativas para a disponibilização e implementação da testagem genética para pacientes com câncer de mama e/ou ovário com alto risco de mutação patogênica em BRCA1 e/ou BRCA2, bem como para os seus familiares no sistema público de saúde brasileiro. Isso não só possibilita escolhas de tratamento mais adequadas, ampliando as chances de diagnóstico precoce, como pode também impactar a longo prazo na efetividade do gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamentos oncológicos em estágios mais avançados.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA ROBERTI ALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.