15/05/2024 às 12h40min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

HCN sediará a 2ª edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde

Os três dias de evento contarão com palestras e projetos sobre sustentabilidade e a importância do meio ambiente para a nossa saúde

ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação
[email protected]
Divulgação/ IMED
A segunda edição da Semana do Meio Ambiente e Saúde, promovida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), acontecerá entre os dias 06 e 08 de junho de 2024, em vários locais em Uruaçu. O evento será gratuito e terá como tema “Meio Ambiente e Impactos na Saúde”, trazendo um debate atual e necessário.

O tema proposto pelo evento é de extrema importância, já que, cada vez mais, percebemos os efeitos das mudanças climáticas em nosso cotidiano, manifestados por ondas de calor, chuvas intensas como a que acontece no RS ou secas severas, aumento de doenças como dengue, problemas  cardiorrespiratórios, alimentares, entre outros. E isso vem ocorrendo de maneira acelerada em consequência às atividades humanas e ao desrespeito ao meio ambiente.

A abertura do evento acontecerá no dia 06 de junho no auditório do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), às 14h, e contará com diversas palestras sobre a relação do meio ambiente com a área da Saúde, seus impactos na prática clínica dos hospitais, a importância de adotarmos ações sustentáveis, entre outros temas. O evento será presencial e com transmissão online de forma remota, permitindo que pessoas de todos os lugares possam participar também. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site (https://bit.ly/3URKiJT) para a emissão de certificados.

Além disso, no primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, acontecerá também o 2° Encontro Hospitais Sustentáveis IMED, em sintonia com um movimento internacional alertando o quanto os serviços de saúde - hospitais em especial - precisam implantar ações sustentáveis em seus processos para buscar diminuir seus impactos socioambientais negativos.

“A crise climática que enfrentamos nos chama a repensar nossos hábitos de consumo e modo de vida insustentáveis que adotamos. A Semana do Meio Ambiente e Saúde é um convite a essa reflexão, com intuito de levantar essas discussões para garantir não apenas a saúde dos pacientes nos hospitais, mas também a saúde do nosso planeta, sermos cuidadores da natureza e, assim, garantir melhor qualidade de vida a todos”, ressalta Dra. Karina Pavão, diretora médica de sustentabilidade e ESG do IMED, organização responsável pela administração do HCN.

No segundo dia de evento, dia 07 de junho, serão apresentados alguns projetos de sustentabilidade já existentes no HCN: o projeto Plantar Saúde, com um trabalho na horta do hospital em parceria com a ONG Luta Pela Vida, e o projeto Nascer Floresta, promovendo o plantio de mudas de árvores para cada bebê que nasce no HCN, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Uruaçu.  

Além disso, a programação do terceiro dia (08/05) de evento contará com uma visita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruaçu (SEMMA), propondo uma trilha de conexão com a natureza e momento de vivência em uma cachoeira da região.

Durante os três dias serão desenvolvidas diversas atividades gratuitas, a fim de ampliar o debate sobre sustentabilidade com a população e os profissionais da saúde, apresentando projetos bem-sucedidos e discutindo alternativas em busca da saúde ambiental e do planeta. Para conferir a programação completa clique aqui (https://imed.org.br/evento/) e para garantir sua vaga gratuita, basta acessar o site e preencher o formulário: https://bit.ly/3URKiJT.

Assessoria de Comunicação do HCN
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.