15/05/2024 às 08h32min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

Semana ESG: HCN inaugura os projetos Plantar Saúde e Embeleza Saúde

ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação
[email protected]
Divulgação/ IMED
Comprometido com os pilares ESG - do meio ambiente, do social e da governança - o Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, inaugurou recentemente os projetos Embeleza Saúde e Plantar Saúde, que juntamente com o Nascer Floresta, fazem parte da Semana ESG, ação que buscar conscientizar a comunidade, pacientes e colaboradores do hospital sobre a importância de práticas sustentáveis e ações sociais humanizadas em nosso dia a dia.

“Todos esses projetos fazem parte da política ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) do IMED e tem o intuito de promover o cuidado à saúde de forma integral e humanizada, respeito à diversidade, equidade e inclusão social e proporcionando maior conexão com a natureza e com a terra, que também é uma forma de tratamento terapêutico e promoção a saúde”, afirma a Dra. Karina Pavão, diretora médica de sustentabilidade e ESG do IMED, organização responsável pela administração do HCN.

Plantar Saúde

Desenvolvido com o apoio da engenheira agrônoma Liliane da Silva da ONG Luta Pela Vida e com o auxílio da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM) no preparo da terra e cuidados com as plantas, o projeto Plantar Saúde surgiu com o objetivo de possibilitar novas vivências e formas de contato com a natureza, buscando a promoção da saúde física e mental por meio de maior contato com as plantas.

Além disso, o projeto visa promover um acesso mais qualificado às plantas medicinais, temperos e plantas alimentícias não convencionais (PANCs) da Horta do HCN, a fim de promover o conhecimento sobre seus benefícios para a saúde para serem utilizadas nas refeições dos pacientes e colaboradores.

O início do projeto Plantar Saúde no HCN se deu com o plantio de diversas sementes e com a participação especial do Grupo de Escoteiros do Mar Manoel Fernandes de Carvalho. Com o entusiasmo das crianças e adolescentes, foram plantadas mais de 100 mudas de diferentes plantas medicinais, flores, temperos e PANC’s, entre elas Camomila, Calêndula, Coentro, Alecrim, Orégano, Stevia, Girassol, Equinácea, Melissa, Funcho, Peixinho, entre tantas outras.

“Estamos muito felizes em podermos tornar a horta do HCN ainda mais produtiva e linda, com apoio da enfermeira Valdilene Silva, coordenadora de sustentabilidade do HCN, de todos nossos parceiros e da equipe de jardinagem”, ressalta a Dra. Karina, que presenteou o projeto com sementes e mudas de mais de 50 variedades, uma vez que trabalha há muitos anos com projetos em hortas.

Embeleza Saúde

O Salão de Beleza do HCN já existe desde junho de 2022 e foi cuidadosamente projetado e equipado com todos os materiais necessários para promover um tratamento humanizado aos pacientes da unidade. A fim de atendê-los de forma constante, o projeto Embeleza Saúde, inaugurado esta semana, foi idealizado em parceria com cabeleireiros e profissionais de estética, todos voluntários do município.

A equipe do projeto já conta com seis cabeleireiras e uma designer de sobrancelhas, prontas para atender as mães de pacientes do Centro Obstétrico e da UTI Neonatal do hospital. Toda organização e agendamentos estão sendo realizados pela Enfermeira Valdilene Silva, coordenadora de sustentabilidade do HCN.

Maria Eduarda, mãe de um paciente da UTI Neonatal, conta que estava há 39 dias acompanhando o seu bebê internado no hospital. “Durante todo esse tempo da internação, não consegui me preocupar com a beleza. Fiquei muito feliz em participar do projeto, porque é muito importante a gente voltar a se cuidar para poder cuidar, ainda melhor, dos nossos bebês”, relatou a mãe.

“Trata-se de mais um gesto de carinho para com os pacientes do HCN, porque vários deles acabam ficando internados por um período prolongado, ou até mesmo não tem acesso a um salão de beleza, e precisam desses cuidados com os cabelos e a pele, pois ajuda a melhorar a autoestima também. Dessa forma, podemos promover um atendimento humanizado e acolhedor para nossos pacientes”, conclui a diretora médica de sustentabilidade e ESG do IMED.

Assessoria de Comunicação do HCN
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.