15/05/2024 às 09h59min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h00min

Sefras participa da 2ª Semana do Registro Civil, na Praça da Sé

Iniciativa acontecerá até dia 17 de maio com o objetivo de regularizar a documentação de pessoas em situação de rua

OLIVER PRESS
Divulgação

São Paulo, maio de 2024 — A segunda edição da Semana do Registro Civil irá acontecer entre os dias 13 e 17 de maio, a partir das 10h, com o principal objetivo de regularizar a documentação de pessoas em situação de rua. A ação é realizada pelo Registra-se e Pop Rua Jud em parceria com o Sefras — Ação Social Franciscana, Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), além da participação de órgãos como INSS e Poupatempo. Os atendimentos ocorrerão na Praça da Sé, no Centro de São Paulo.

 

Serão regularizados diversos documentos, como Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Óbito, Registro Geral (RG), Título de Eleitor, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Certificado de Reservista. “Na 1ª Semana do Registro Civil, em 2023, atendemos aproximadamente mil pessoas no Chá do Padre. E neste ano, seguimos comprometidos em garantir que cada cidadão tenha acesso aos seus direitos básicos. Essa é uma oportunidade crucial para assegurar que milhares de pessoas consigam exercer plenamente sua cidadania”, explica Frei José, Diretor do Sefras.
     ‌ 

Durante a ação, o Sefras fará distribuição de marmitas na Sé, e prestará serviços de orientação de regularização migratória e social por meio do CRAI Móvel, que trabalha pela promoção dos direitos dos imigrantes no Brasil. Além da emissão de documentos, as pessoas que estiverem presentes no local receberão orientações sobre combate a violência contra a mulher, atendimento à comunidade LGBTQIA+, atividades estéticas, orientações médicas e odontológicas, além de atendimento jurídico e previdenciário. A edição anterior promoveu 998 registros e a expectativa para 2024 é ampliar o número de emissões, a fim de garantir o direito à cidadania e segurança civil aos beneficiados pelo projeto.

 

SERVIÇO:
Semana Nacional do Registro Civil

13 a 17 de maio de 2024, a partir das 10h

Praça da Sé - São Paulo/SP

Documentos para emissão: Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito; além de RG, CPF, Reservista, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho

Cadastro: INSS e CadÚnico

Ação Gratuita

 

Sobre o Sefras

Sefras é uma organização social apartidária e de princípios franciscanos com mais de 23 anos de ação em 17 territórios pelo país. Guiados pelos valores de acolher, cuidar e defender, atende mais de 4 mil pessoas todos os dias, atuando diariamente no combate às violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas idosas, migrantes e refugiados, crianças e adolescentes, população em situação de rua e pessoas acometidas pela hanseníase. Também atua na promoção do trabalho decente, em combate ao trabalho análogo à escravidão em grandes metrópoles, na luta contra a fome e pela preservação da Amazônia e defesa intransigente das pessoas e comunidades que a defendem.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEFANY IANCA OLIVEIRA DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.