13/05/2024 às 14h57min - Atualizada em 17/05/2024 às 00h01min

“Circulação Ubu: o que é bom tem que continuar!” chega a Açailândia com oficina e apresentações de teatro gratuitas

O projeto, apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, é realizado por três grupos de teatro do Rio Grande do Norte

DYEGO RODRIGUES
Diego DiSouza
A cidade de Açailândia será palco de um evento cultural imperdível, com a chegada do projeto "Circulação Ubu: o que é bom tem que continuar!", produzido pelos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. Apresentado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Instituto Cultural Vale, este projeto levará espetáculos teatrais e uma oficina gratuita para os moradores locais, proporcionando momentos de cultura e aprendizado. As inscrições para as oficinas deverão ser feitas pelo link no Instagram @teatroclowns Mais informações pelo whatsapp: (84) 988322316


O espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!” promete encantar o público local com seu teatro ao ar livre e sua mensagem impactante. As apresentações acontecerão às 16h do dia 18 de maio, na Praça Pioneiro, e às 16h do dia 19 de maio, na Quadra de Esportes do Assentamento Califórnia.

A peça traz uma narrativa envolvente, baseada nos personagens Pai e Mãe Ubu da obra clássica "Ubu Rei" de Alfred Jarry. Situando-se como uma continuação do trabalho de Jarry, a obra desloca esses personagens para um país chamado Embustônia, onde eles continuam sua saga em busca pelo poder, em meio a um cenário de influenciadores e cachos de bananas.

A versão potiguar traz características da peça original, que traz no seu contexto sátira política e de caráter popular.  O espetáculo é apresentado ao ar livre e reitera o diálogo direto com o público, colocando em cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação, pautas atuais e debatidas mundialmente.

A obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!” tem como referência o trabalho de bufão, termo referente a uma figura dramática marginalizada da idade média, uma espécie de palhaço grotesco e ao mesmo tempo charmoso, crítico dos setores dominantes da sociedade. Outros referenciais para a construção da obra foram a música composta e executada pelo próprio elenco, e a expressão e potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, de troca e de construção do pensamento crítico.

Além das apresentações, será realizada uma oficina sobre os "Princípios do Teatro Popular e de Rua" será realizada no dia 17 de maio, das 14h às 17h e das 18h às 21h, no Teatro Municipal de Açailândia. As inscrições podem ser feitas gratuitamente em formulário disponível no Instagram @teatroclowns.
O projeto é uma oportunidade para os moradores de Açailândia vivenciarem uma experiência teatral única, além de participarem de uma oficina que promove o aprendizado e a troca de experiências no campo das artes cênicas.

Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras, serviço de audiodescrição e serão realizadas em locais acessíveis a pessoas com deficiência motora. A oficina também contará com a presença de intérpretes em Libras. Esta é mais uma oportunidade de vivenciar cultura e arte de qualidade em Açailândia.

SERVIÇO
“Circulação Ubu: o que é bom tem que continuar!"
As inscrições para as oficinas deverão ser feitas pelo link no Instagram @teatroclowns
Mais informações pelo whatsapp: (84) 988322316
Acesse o site e redes sociais do projeto: https://clowns.com.br e Instagram @teatroclowns
Programação em Açailândia
Oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua” - Açailândia
Local: Teatro Municipal de Açailândia
Endereço: Açailândia - MA, 65930-000
Horário: 14h às 17h e das 18h às 21h
Data: 17 de maio
 
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!” – Praça Pioneiro
Local:  Praça Pioneiro
Horário: 16h
Data: 18 de maio
 
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!” - Quadra de Esportes do Assentamento California
Local: Quadra de Esportes do Assentamento California
Horário: 16h
Data: 19 de maio
Assessoria de Imprensa
Dyego Rodrigues (98) 991706807 -Jornalista DRT/797
Crédito das fotos: Diego DiSouza

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DYEGO FERNANDO RODRIGUES ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.