14/05/2024 às 14h30min - Atualizada em 16/05/2024 às 00h01min

A história da mãe que ingressou no Karatê para ajudar filha e se tornou técnica de equipe de Parakarate

Sensei Patrícia Kuranaga, de São José dos Campos, engaja familiares e auxilia paratletas a terem um melhor desenvolvimento e integração social

DIGITAL TRIX
Assessoria de Imprensa
Divulgação

A prática esportiva é uma importante ferramenta para aprimorar o desempenho físico e cognitivo das pessoas, mas além disso, é capaz de transformar vidas de formas muito mais amplas. Exemplo é a história da Sensei Patrícia Kuranaga, técnica da Equipe de Parakarate e Karatê Inclusivo de São José dos Campos – patrocinado pela DM, grupo de serviços financeiros de São José dos Campos (SP). A profissional só ingressou no esporte aos 35 anos de idade, para estimular a filha Júlia, com transtorno de espectro autista (TEA), a treinar. Contudo seu envolvimento com o Karatê levou toda a família a praticar o esporte.

“Em 2006, voltei do Japão para o Brasil para cuidar da minha mãe. A Júlia tinha cinco anos e a Camila, seis meses. Foi muito difícil me readequar ao mercado de trabalho de novo, e tive que encarar tudo sozinha”, conta a Sensei. Enquanto lidava com as dificuldades de ser uma mãe solo, Patrícia enfrentava o desafio de encontrar o diagnóstico correto da filha mais velha. “Ela foi diagnosticada com várias coisas até ser confirmado o TEA. Um médico recomendou que ela praticasse algum esporte, e aí começamos a procurar algum em que ela se adaptasse”, diz.

O Karatê foi onde Júlia teve melhor desempenho, e para estimulá-la, tanto Patrícia quanto Camila passaram a treinar também. “Eu já tinha interesse em esportes antes, já havia praticado outras modalidades, mas fui me envolvendo com o karatê. Depois de ter feito faculdade em Propaganda e Marketing, para arranjar trabalho, me formei em educação física para me especializar”.

O envolvimento da família no esporte deu frutos. Júlia, hoje aos 23 anos, conquistou títulos de campeã paulista, brasileira e sulamericana em sua categoria, e foi a primeira paratleta faixa-preta do karatê na região de São José dos Campos. Camila tem 18 anos e também obteve a faixa-preta e segue treinando, competindo e contribuindo para a formação de novos atletas. 

Patrícia também conquistou a faixa-preta e, como Sensei, está envolvida com o treinamento de paratletas, especialmente no Instituto Athlon. As famílias do Karatê Inclusivo e Parakarate são muito participativas, até porque a condição dos atletas exige um cuidado maior. Então eles ajudam, cuidam um do outro, para que todos consigam ter uma experiência cada vez melhor no esporte”, orgulha-se a treinadora.

Inclusive, um dos mais novos paratletas do karatê no Athlon é Enzo, com apenas seis anos de idade, filho do segundo casamento de Patrícia, também diagnosticado com transtorno de espectro autista. “Sou uma mãe que aprendeu o karatê e se tornou Sensei para ajudar os filhos, e agora passo o meu conhecimento para outros filhos (meus alunos) e outras mães e pais. Acredito ser minha missão de vida!”, afirma.

Para Sandra Castello, diretora de pessoas e marketing da DM, a importância do incentivo ao esporte é justamente pelo impacto gerado a partir das transformações na vida do atleta. “Começamos o programa de apoio às equipes esportivas em 2019 e é muito valioso ver que os efeitos positivos são tangíveis, não apenas por conta de resultados em competições, mas principalmente por histórias como a da Patrícia. Afinal, ela é exemplo de empoderamento individual, enquanto mãe e mulher, e coletivo, enquanto treinadora de paratletas. Esperamos que muitas pessoas possam sentir, como ela, os benefícios do esporte em suas vidas”, diz. 

Sobre a DM

Fundada em 2002, a DM é uma prestadora de serviços financeiros, com foco na democratização do acesso ao crédito. A empresa se consolidou no mercado como a maior gestora independente de cartões private label (de loja) com mais de 17 milhões de cartões emitidos. Com presença em mais de 13 mil pontos de venda em todo o País e com mais de mil parceiros ativos, a DM conta também com empréstimo pessoal, DM App para gestão de cartões e conta digital, oferta de microcrédito, dentre outros serviços.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA GARCIA ROCHA DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.