12/05/2024 às 20h43min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h01min

Português vence segundo E-Prix de Berlim da Fórmula E

Agora é pra valer! Depois de perder vitória em Misano, António Felix da Costa leva sua Porsche à vitória na Alemanha

FLáVIO PEREZ
https://onboardsports.pressroom.com.br/43780531cc/portugues-da-costa-vence-segundo-e-prix-de-berlim-da-formula-e.html
Formula E

A segunda corrida do E-Prix de Berlim da Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, neste domingo (12), teve uma dinâmica diferente do que foi visto no sábado (11), no mesmo Tempelhof Airport Street Circuit.

O português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche)  acertou na estratégia e surpreendeu os favoritos. Depois de um começo mais conservador, o campeão da sexta temporada assumiu a ponta na volta 19 para garantir a primeira vitória da temporada.

Félix Da Costa contou com a "ajuda" do inglês Oliver Rowland (Nissan), que chegou a ficar na vice-liderança, segurando os carros da Jaguar TCS Racing. Terceiro colocado no final, Rowland foi ultrapassado já nas últimas voltas por Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), vencedor da prova de sábado, que terminou em segundo lugar. O neozelandês segue na liderança isolada da Formula E, após o desempenho quase perfeito em Berlim.

A corrida deste domingo (12) teve disputas mais agressivas e entradas do safety car. O britânico Jake Dennis (Andretti) começou na pole position. Disposto a retomar a liderança do campeonato, o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) avançou sobre os líderes logo na primeira volta e assumiu o segundo lugar, chegando à liderança na volta 15.

Já a partir da volta 30, a briga pela ponta ficou mais equilibrada, com as equipes Porsche, Jaguar e Nissan e Andretti se alternando, até o português Da Costa dominar e consolidar sua posição no primeiro lugar.

O vencedor da prova destacou o trabalho duro da equipe para resolver problemas do carro e superar as dificuldades do início da temporada. ''Estamos trabalhando para diminuir a vantagem para os líderes da competição. Desta vez acertamos em tudo, e estou muito feliz de ganhar para a Porsche", celebrou Da Costa.

O português havia vencido o E-Prix de Misano, em abril, mas sofreu uma punição e foi desclassificado pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

Os brasileiros mais uma vez não pontuaram. Lucas Di Grassi (ABT Cupra), chegou a assumir o sétimo lugar, mas perdeu força e terminou em 11º lugar, fora da zona de pontuação. Já Sérgio Sette Câmara (ERT) encerrou a prova na 13ª posição.

Foi a 126ª corrida da Fórmula E e a décima segunda em Berlim na história da categoria. A próxima etapa será em Xangai, também com rodada dupla, nos dias 24 e 25 de maio.

Leia mais aqui -- https://www.fiaformulae.com/en/news/496462

Classificação do Mundial de Pilotos (completo aqui)

1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 140 pontos

2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) -  124 pontos

3º - Oliver Rowland (Nissan) - 118 pontos

4º - Jake Dennis (Andretti) - 102 pontos

5º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 97 pontos

18º - Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) - 11 pontos

23º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)- 1 ponto

---

Classificação do Mundial de Equipes (completo aqui)

1º - Jaguar TCS Racing – 237 pontos

2º - TAG Heuer Porsche – 183 pontos

3º - Nissan – 144 pontos

4º - DS Penske – 127 pontos

5º - Andretti – 123 pontos

9º - ERT FORMULA E TEAM - 23 pontos

10º - ABT CUPRA - 19 pontos

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: [email protected]

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.