11/05/2024 às 01h00min - Atualizada em 13/05/2024 às 00h01min

Escoteiros comemoram 70 anos de atividades voltadas à formação humana de jovens e crianças

Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga celebra pioneirismo e conquistas durante as sete décadas de história

ANA REIMANN
facebook.com/geslg8pr
Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga
No próximo sábado (11), o Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga (GESLG) realizará uma festa memorável para comemorar os seus 70 anos de história. O evento, que começa às 18h no Ginásio Buzatão, em Almirante Tamandaré, contará com a participação de convidados que fazem parte da trajetória grupo, como fundadores, ex-escoteiros e membros recentes que se juntaram à família escoteira.

Para Enrico Nichetti, presidente do GESLG, o momento de celebração revela a importância do movimento educacional: “O escotismo forma crianças e jovens, incentivando-os a assumir responsabilidade por seus próprios crescimentos, promove valores como cooperação, solidariedade, cuidado com o próximo e com a natureza, e os prepara para serem cidadãos responsáveis na sociedade”.

A Associação Escoteira São Luiz Gonzaga, alojada inicialmente na Catedral Metropolitana, tornou-se GESLG nos
anos 60. Ao conquistar o Padrão Ouro da União de Escoteiros do Brasil, durante o primeiro concurso nacional de escotismo e inaugurar a primeira sede própria, ambas na década de 70, o grupo ganhou visibilidade nacional.

Os principais destaques do GESLG nos anos 1980 foram o pioneirismo e o crescimento, uma vez que passou a receber meninas; tendo a chefe Cintia Sandrini como a primeira mulher a alcançar a Insígnia de Madeira. Ainda nesse período, José Anacleto Abduch Santos conquistou o distintivo Lis de Ouro, que representa o grau máximo de evolução entre os escoteiros de 11 a 14 anos, marcando uma fase de expansão do grupo.

A partir de 1990, foram inaugurados os clubes da Flor de Lis e Escoteiros para Sempre, consolidando o GELSG, inclusive em âmbito internacional. Atualmente com 300 jovens em 13 seções e mais de 40 adultos voluntários treinados, o grupo tem muita história para comemorar:

 “Somos um dos mais tradicionais grupos escoteiros do Brasil; milhares de crianças e jovens se beneficiaram do nosso programa de atividades educativas. Quatro gerações de escoteiros passaram pelas seções do São Luiz. Pessoas que têm dado retorno do que aprenderam aqui para a sociedade”, conclui o chefe Enrico.

SERVIÇO

Evento de celebração dos 70 anos de fundação do Grupo Escoteiro São Luiz de Gonzaga


Data:       11 de maio de 2024 (sábado)
Hora:       18h às 20h30
Local:       Ginásio Buzatão
                 Rua Antônio Batista de Siqueira, 712
                 Jd. São Domingos - Almirante Tamandaré – PR


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.