11/05/2024 às 13h43min - Atualizada em 12/05/2024 às 00h01min

O Boticário é a marca mais lembrada para compra de presente de Dia das Mães

Pesquisa da SoluCX revela ainda que a maior parte dos consumidores prefere comprar em lojas físicas

BIANCA OLIVEIRA
Banco de imagens

Dia das Mães é uma das principais datas para o setor de varejo e a pesquisa da SoluCX, empresa líder em pesquisa de satisfação e NPS (Net Promoter Score), reforça isso. De acordo com os dados, 87,3% dos consumidores pretendem comprar presentes para as mães e 58,2% estimam gastar até R$ 200,00. A pesquisa aponta ainda que O Boticário é a marca mais lembrada, representando 32% dos consumidores, seguida da Natura, com 17,1%.

Não há dúvidas de que a experiência é um dos motivos para que O Boticário e Natura sejam as mais lembradas neste período. Em 2023, o Experience Awards, premiação promovida pela SoluCX, certificou ambas as marcas com base na avaliação de NPS.

Ainda que as queridinhas sejam empresas de beleza e cosméticos, quando falamos de intenção de compra, as roupas representam 30,2% da preferência dos consumidores, seguidas por calçados e acessórios (20,5%), produtos de beleza e cosméticos (10,8%), eletrônicos e chocolates empatados com 5,2%,  e eletrodomésticos (4%). 

Apesar da expansão das compras no e-commerce, 61,4% esperam comprar o presente em lojas físicas, enquanto 23,7% querem comprar na loja online e própria da marca, 14,8% em marketplaces e apenas 8% em shoppings centers. Os dados apontam ainda que quem opta por comprar em lojas físicas prefere comprar em estabelecimentos próprios, 86,8% do que em shoppings, 13%. 

“Conhecer o que é relevante para o cliente é fundamental para entregar a ele experiências mais impactantes e assertivas. Dessa forma, as empresas conseguem aumentar seu poder de fidelização e transformar uma relação criada em um período sazonal em uma compra recorrente “, destaca Tiago Serrano, CEO da SoluCX.

Pontos mais relevantes para os clientes

Para 60,4% dos ouvidos, o mais importante é a qualidade do produto que será dado como presente, seguido por custo benefício (18,%), variedade e opções (5,2%), facilidade de compra (4,1%), tempo de entrega (3,4%) e possibilidade de troca pós-compra (3,1%). Os dados reforçam a necessidade de práticas que ofereçam uma boa experiência para os clientes que desejam presentear as mães. 


 
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