30/04/2024 às 20h16min - Atualizada em 02/05/2024 às 00h01min

Tuinda Care participa de Missão Humanitária Koripako

Empresa leva o dispositivo TytoCare para integrar cápsula de telessaúde e levar serviços à população indígena

Luna Morena
https://tuindacare.com/.
Tuinda Care
Em um movimento significativo rumo à democratização do acesso à saúde, a Saúde Digital Brasil (SDB) em parceria com a empresa OBH Energy desenvolveu uma inovadora cápsula de telessaúde para oferecer serviços à população que enfrenta desafios significativos em termos de saúde, nutrição e bem-estar. A cápsula está vinculada ao Projeto Telessaúde de Catástrofes da SDB, criado em 2023 para ofertar serviços de telessaúde em casos de emergências e desastres.
 
Durante os atendimentos, os profissionais puderam utilizar o dispositivo TytoCare, disponibilizados no projeto pela Tuinda Care para a realização de exames físicos à distância. A cápsula foi testada durante a Missão Humanitária Koripako, realizada pelo Einstein entre o fim de março e início de abril, para atendimento da população indígena Koripako, na região conhecida como “Cabeça do Cachorro”, divisa do Amazonas com a Colômbia.
 
Sob a liderança do Dr. Fabio Racy, coordenador do Grupo Médico Assistencial (GMA) de Preparação e Resposta a Emergências e Desastres do Einstein, a Missão Humanitária Koripako foi realizada em conjunto com a SDB. A continuidade aos atendimentos na região ocorrerá por meio da estrutura do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) local (Alto do Rio Negro - ARN) apoiado pelo Projeto TeleAmes – realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) – que oferece apoio à atenção primária com 12 especialidades médicas com consultas da Telemedicina Einstein.

De acordo com Carlos Eduardo Santos, diretor de Operações da Tuinda Care, levar o TytoCare para população indígena é uma forma de aumentar o acesso à saúde de qualidade para quem realmente precisa, que está longe dos grandes centros e não teria essa possibilidade sem o dispositivo. “Estamos felizes em poder contribuir com esse projeto levando a tecnologia para melhorar a saúde dessa comunidade indígena e a continuidade de seu legado. O projeto já é um sucesso e esperamos que a iniciativa possa ser replicada em diversas localidades e situações”, afirma.  

Considerando que os Koripakos vivem no Brasil e na Colômbia, em áreas remotas, com acesso limitado à energia e internet, a cápsula foi desenvolvida para garantir independência e autossuficiência energética e de internet e incorpora uma Estação de Telessaúde. Para viabilizar a prestação dos serviços remotos foi implementada uma série de medidas estratégicas, sendo que entre a principal está o envolvimento dos associados da SDB para a disponibilização tanto de suas plataformas tecnológicas quanto das horas profissionais para os atendimentos.
 
A plataforma da TopMed, especializada em prestação de serviços de teleatendimento em saúde, foi selecionada para participar do projeto. Os serviços serão prestados por médicos de família, nutricionistas e psicólogos que atuam nas empresas associadas e estas, por sua vez, assumirão os custos envolvidos na prestação de serviços e treinamentos. Entre os associados parceiros confirmados no projeto estão: Doc24, Dr. Online, Einstein, MedBR, Sabin, Teladoc, TopMed, Tuinda Care e Vibe Saúde. A liderança do projeto fica a cargo do Dr. Caio Soares, vice-presidente da Saúde Digital Brasil, e da Dra. Renata Zobaran, membro do Conselho Deliberativo da Associação, com coordenação da gerente executiva, Michele Alves.
 
A Missão Humanitária Koripako também contou com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Negro e do Exército Brasileiro. A base de operações foi no município de São Joaquim (AM) e o Exército Brasileiro participou de forma vital, disponibilizando sua estrutura local para a realização da missão.
 
Sobre a Tuinda Care
Fundada em 2021, a Tuinda Care é uma startup brasileira criada a partir de uma iniciativa de dois hospitais referência, Hospital Sabará e Hospital Pequeno Príncipe, com o objetivo de aumentar acesso a saúde de qualidade no Brasil por meio da telemedicina. Conectando o médico ao paciente na realização de exames físicos remotos, sem limite de distância, garantindo excelência médica a cada atendimento e diagnóstico, a empresa é distribuidora exclusiva da tecnologia israelense TytoCare no território nacional. Os dispositivos móveis aliam tecnologia e segurança e permitem que o exame físico seja realizado, possibilitando a ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, otoscopia, oroscopia, entre outros. No Brasil, o TytoCare é utilizado por hospitais, planos de saúde, clínicas, home care, empresas de solução em saúde e universidades de medicina. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.