30/04/2024 às 20h48min - Atualizada em 02/05/2024 às 00h01min

Janelas de transferência: O que são e como funcionam no mercado do futebol?

As janelas de transferência são importantes para regular as contratações em grandes times nacionais e internacionais, explica o empresário do futebol, Emerson Zulu

MF Press Global
© Divulgação / MF Press Global

O mercado do futebol engloba todas as transações relacionadas à compra, venda e empréstimo de jogadores, além de contratações de treinadores e outros profissionais. Esses parecem ser processos muito complexos, e em certa medida são, por isso, existem mecanismos que ajudam a otimizá-los, como, por exemplo, as famosas janelas de transferências.

O que são janelas de transferências?

As janelas de transferências no mercado de futebol são períodos específicos ao longo do ano em que os clubes podem registrar oficialmente a compra, venda ou empréstimo de jogadores. 

Geralmente, essas janelas são definidas pelas federações de futebol de cada país e têm datas de abertura e fechamento determinadas. Durante esses períodos, que normalmente ocorrem nos primeiros meses do ano e depois no fim do segundo semestre, os clubes buscam reforçar seus elencos, negociando com outros clubes e agentes de jogadores.

Qual a importância das janelas de transferências?

De acordo com o empresário do futebol e CEO da Strategic SportsEmerson Zulu, tornam o processo de compra, venda e empréstimo de jogadores mais regular, o que permite que os times, os jogadores e os empresários possam se programar melhor para essas mudanç

As janelas de transferências tornam toda a dinâmica contratual mais regular e periódica, o que ajuda em planejamentos e cria momentos-chave para agentes e jogadores negociarem contratos e buscarem novas oportunidades de carreira”.

Estabelecendo datas específicas para as transferências, as janelas de transferências fornecem uma estrutura organizada e previsível para o mercado de futebol”, afirma Emerson Zulu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.