01/05/2024 às 15h38min - Atualizada em 02/05/2024 às 00h01min

Fórum vai debater a articulação entre bibliotecas escolares e a Base Nacional Comum Curricular

Serão 8 debates com as presenças de especialistas das maiores universidades do Estado de São Paulo nos meses de maio e junho

Cristina Aguilera
https://crb8.org.br/
Bibliotecários do Estado de São Paulo durante o I Fórum que debateu a importância das Bibliotecas Escolares. Foto: Andreia Naomi
O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e parceria com as escolas de Biblioteconomia ECA/USP, PUC Campinas, FESPSP, UFSCar e Centro Universitário Assunção, promove nos dias 2, 10, 15, 21 e 29 de maio e 3, 7 e 14 de junho o II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reunindo entidades nacionais representativas da área da Biblioteconomia Escolar e da Educação. As inscrições para os debates são gratuitas e estão abertas. Além de vagas presenciais, os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Canal do CRB-8 no YouTube. 

De acordo com a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), Ana Cláudia Martins, o II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai discutir como as bibliotecas escolares podem contribuir com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

“O Fórum vai aprofundar as discussões sobre a BNCC e as contribuições das bibliotecas escolares. Os participantes podem interagir com especialistas e ampliar o diálogo em torno do assunto em busca de uma educação de qualidade e um país mais justo e democrático”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins.

Para os oito painéis do Fórum foram convidados pesquisadores, bibliotecários, professores, políticos e representantes da área da educação, que vão fomentar diálogos acerca do tema. Podem participar bibliotecários, educadores, pesquisadores, gestores, estudantes, e interessados pelos temas.

Segundo a vice-presidente do CRB-8, Regina Fazioli, o bibliotecário escolar, em parceria com o professor, pode potencializar as competências da BNCC, estimulando que as escolas, além de transmissoras de conteúdo, auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológico, socioambiental, de responsabilidade, criatividade, entre outros. 

Entre os temas que serão debatidos: competências socioemocionais, a Agenda 2030, o papel do bibliotecário escolar na Educação midiática e competência em informação, promoção da aprendizagem ao longo da vida, entre outros.

“Muitas são as contribuições do bibliotecário escolar para a BNCC, seja orientando os alunos em pesquisas em sites que contém informações fidedignas, estimulando a análise das informações obtidas, na mediação de debates, na ampliação do repertório cultural com saraus, slams, concurso de música ou dança; desenvolvendo a comunicação e a escuta ativa com clube de livros e troca de ideias; promovendo debates, entre outras ações”, explica Katia Cristina da Mata, Conselheira do CRB-8 na Comissão Temporária de Bibliotecas Escolares Públicas.

O II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) e da Bibliotheca.
 
Biblioteca escolar é Lei
No último mês de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 14.837/2024, que passa a considerar a biblioteca escolar um equipamento cultural obrigatório e necessário ao desenvolvimento do processo educativo. Alterando, assim, a Lei que trata da Universalização das Bibliotecas Escolares e criando o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBE), que visa a promoção e o incentivo à implantação de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino do país, sempre sob a gestão e a liderança do profissional bibliotecário.
 
Serviço:
II Fórum de Bibliotecas Escolares: articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
2.05.2024 (5ª feira), 19h - As bibliotecas escolares e as competências socioemocionais (Centro Universitário Assunção)
Inscrição: www.even3.com.br/iiforumdebibliotecasescolares-painel1/
10.05.2024 (6ª feira), 19h20 – Biblioteca Escolar: abertura ao novo – mobilizando conhecimentos, habilidades, atitudes e valores (PUC Campinas)
15.05.2024 (4ª feira), 8h - A Agenda 2030 e o papel das bibliotecas: relatos de experiência do Colégio São Luís e SENAC (FESPSP)
21.05.2024 (3ª feira), 19h A biblioteca escolar em debate (UNESP Marília)
29.05.2024 (4ª feira), 19h II Articulando ações para promoção da aprendizagem ao longo da vida (UFSCar)
03.06.2024 (2ª feira), 19h A importância das competências socioemocionais dos bibliotecários escolares para as ODS da Agenda 2030 (USP/RP)
07.06.2024 (6ª feira), 9h30 Biblioteca Escolar e democracia cultural (USP/SP)
14.06.2024 (6ª feira), 19h Formando pensadores críticos: o papel do Bibliotecário Escolar na Educação Midiática e Competência Informacional (UNISANTA)
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/crb8sp
https://crb8.org.br/
@crb8sp
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.