30/04/2024 às 01h00min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h01min

Psicanálise e pediatria: SBPSP debate as intersecções entre as áreas

Saúde mental ao longo do desenvolvimento infantil e sinais precoces de alterações no neurodesenvolvimento serão alguns dos temas abordados

Helena Castello Branco
https://helenacastellobranco.com/
SBPSP

Nos dias 3 e 4 de maio, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP realiza o evento “Psicanálise e Pediatria: Intersecções”, para promover o debate sobre a saúde mental durante o desenvolvimento das crianças. Com discussões sobre psicossoma, símbolos, cuidados precocíssimos, contribuições da neurociência e medicalização na infância, a atividade terá abertura da presidente da sociedade, Carmen C. Mion, e participação de profissionais franceses via teleconferência. Já estão confirmadas as apresentações do psicanalista francês Bernard Golse, que vai tratar de "Desenvolvimento e saúde mental: evoluções teóricas e sociopolíticas" introduzindo os cruzamentos entre as especialidades de psicanálise e pediatria na sexta-feira, 3. No sábado, é a vez da psicanalista Marie Christine Laznik, da International Lacanian Association, abordar o tema "Sinais de risco de autismo nos primeiros meses de vida. Por que vale a pena intervir tão cedo?", e interagir com a osteopata e psicanalista Annik Baulieu e com a psicomotricista Muriel Chauvet. 

“Seguimos na missão da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de promover o debate entre profissionais de diversos segmentos da saúde mental e física, e fazer o intercâmbio com profissionais renomados em todo o mundo. Dessa vez, estaremos conectados com profissionais franceses, que têm uma trajetória fortuita no campo da psicanálise como um todo e sua intersecção com o universo infantil”, pondera Carmen.

Além da contribuição internacional, o evento contará com apresentações de psicanalistas membros da SBPSP, como Ana Maria Stucchi Vannucchi, Darcy Antonio Portolese, Denise de Sousa Feliciano, Maria Thereza de Barros França, Regina Elisabeth Lordello Coimbra e Walkiria Nunez Paulo dos Santos, e dos membros da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) Arianne Angelelli, Cleyton Angelelli, Fátima Maria Batistelli, Fernando Lamano Ferreira e Saul Cypel. Leonardo Posternak, do Instituto Famílias, completa o time que conduzirá os painéis. 

Além dos debates, acontece um happy hour de confraternização na sexta, com sessão de autógrafos do livro "Pediatria e Saúde Mental: Implicações Frente às Mudanças do Século XXI".


Serviço
Psicanálise e Pediatria: Intersecções

Dia 03/05 (sexta-feira) das 13h30 às 18h | Dia 04/05 (sábado) das 9h às 17h
Endereço: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1450, 1º andar, Vila Olímpia, São Paulo/SP.
Para a programação completa, valores e inscrições, visite o site da SBPSP

Sobre a SBPSP

A SBPSP – Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo é formada por um grupo de psicanalistas unidos com o propósito de promover o desenvolvimento da Psicanálise, propiciando um ambiente fértil e vivo de aprendizado e de interlocução entre seus membros e com outros campos do conhecimento e da cultura. Conta com 524 membros efetivos e associados e 364 membros filiados vinculados ao Instituto de Psicanálise, braço encarregado da formação de novos psicanalistas. Seus membros têm participação ativa no cenário nacional e internacional da Psicanálise e na vida associativa, por meio da FEBRAPSI – Federação Brasileira de Psicanálise, FEPAL – Federação Psicanalítica da América Latina e da IPA – International Psychoanalytical Association, entidade à qual é filiada desde 1951. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.