30/04/2024 às 11h49min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h01min

Treino de Força para Corredores

Gerente técnico da Bio Ritmo traz dicas de como elevar seu físico para cruzar a linha de chegada com sucesso

Assessoria de Imprensa
Divulgação

Se você é um runner que está se preparando para encarar o desafio do maior circuito de corrida noturna do planeta, o Night Run, saiba que o treino de força é um aliado poderoso para alcançar seu objetivo. Enquanto a resistência cardiovascular é fundamental para enfrentar longas distâncias, aprimorar a força muscular é a chave para melhorar a performance. Por isso, o gerente técnico da marca fitness high end, Bio Ritmo, Guilherme Leme, separou um treino para elevar seu poder e cruzar a linha de chegada em grande estilo.

1. Potencialize a Força Muscular

Para fortalecer seus membros inferiores, recomendamos incluir Agachamentos e Leg Press com cargas mais elevadas e menos repetições (3 a 6). “Esses exercícios ajudam a desenvolver a musculatura das pernas, proporcionando maior eficiência durante a corrida”, explica Guilherme.

2. Ganhe Potência com Saltos

Adicione exercícios de potência ao seu treino, como os saltos verticais e horizontais. Esses movimentos explosivos melhoram sua capacidade de aceleração e são especialmente úteis em sprints e corridas com mudanças rápidas de ritmo.

3. Cuide dos Posteriores da Coxa

Os posteriores da coxa desempenham um papel vital na corrida, por isso não deixe de dedicar atenção a eles. A mesa flexora é uma excelente opção de exercício isolado para fortalecer essa região, prevenindo dores e lesões ao correr.

4. Estabilize Músculos e Cintura Escapular

Mantenha a estabilidade durante suas corridas ao fortalecer os músculos estabilizadores e da cintura escapular. Exercícios como remadas curvadas e desenvolvimentos trabalham em conjunto esses segmentos, proporcionando uma postura mais eficiente e segura.

5. Atenção Especial à Musculatura da Perna

“Recomendo também uma atenção aos músculos da perna, especificamente o tríceps sural e o tibial anterior, pois são extremamente utilizados na corrida e a falta de força nesses grupos pode causar dor e desconforto ao correr. Exercícios de flexão plantar em máquina com pesos mais altos e dorsiflexão com ajuda de elástico podem ajudar muito os praticantes frequentes da modalidade.”

Agora que você conhece os exercícios e o tipo de treino recomendado para melhorar sua performance na corrida, é hora de colocar em prática! Lembre-se de sempre contar com a orientação de um profissional para adaptar os exercícios às suas necessidades individuais.

 

Sobre a Bio Ritmo
Com quase 30 anos de história, a Bio Ritmo é a marca fitness high end que conta com mais de 27 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.