30/04/2024 às 10h19min - Atualizada em 01/05/2024 às 00h00min

Bahia sedia jornada técnica sobre controle de infestações da mosca-dos-chifres em bovinos

Bahia sedia jornada técnica sobre controle de infestações da mosca-dos-chifres em bovinos

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Livre
. Eventos foram realizados em Vitória da Conquista e Feira de Santana
. Professor da UFMS compartilha conhecimento técnico sobre este importante parasita
. Fipronil e diazinon são soluções repelentes altamente eficazes contra moscas

A Vetoquinol Saúde Animal promoveu novas jornadas técnicas sobre o controle de infestações da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) na pecuária brasileira. “Desde 2023, esse circuito de eventos passou por todas as regiões do país. É motivo de satisfação organizar mais esses dois eventos na Bahia: um em Feira de Santana e outro em Vitória da Conquista, duas cidades importantíssimas para a economia e a pecuária baianas”, expressa Victor Rezende, coordenador regional da Vetoquinol no Nordeste.

O professor e médico-veterinário Gustavo Guerino de Macedo, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e responsável pelos testes a campo com o brinco que dá nome ao movimento: Fiprotag® 210, foi o convidado da jornada técnica na Bahia. Ele compartilhou informações sobre o parasita e métodos de controle, destacando o impacto da mosca-dos-chifres na pecuária.

O movimento Jornada Fiprotag® 210 evidencia os benefícios do controle e prevenção da infestação da mosca-dos-chifres em propriedades pecuárias. Esse inseto hematófago (se alimenta de sangue) causa prejuízos calculados de cerca de R$ 3 bilhões anuais à pecuária, a partir de dolorosas picadas nos bovinos, seja de dia ou de noite. Em testes a campo, a UFMS atestou a eficácia de Fiprotag® 210, brinco desenvolvido pela Vetoquinol, que zera infestações em 30 minutos após a aplicação.
“Sua durabilidade é de até 210 dias. Ele agrega muito valor em termos de bem-estar e conforto animal – e ao negócio em si, principalmente em relação à produtividade e rentabilidade”, ressalta Victor Rezende.

Composto de fipronil e diazinon, o brinco mosquicida Fiprotag® 210 tem carência zero para abate e coleta de leite. Isso significa que, após a aplicação, o leite coletado pode ser consumido normalmente, assim como a carne resultante do abate do animal que usou o brinco.

A Jornada segue em diferentes estados do Brasil, levando conhecimento e informação aos pecuaristas em relação ao controle da mosca-dos-chifres.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.

¹Dados do Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea)
²Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.