16/04/2024 às 11h29min - Atualizada em 17/04/2024 às 00h01min

Maternidade da zona Leste de SP utiliza dispositivo inédito no país para controle de hemorragia pós-parto

Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, da Rede D’Or, é a primeira maternidade do Brasil a utilizar uma nova tecnologia para contenção de hemorragia pós-parto, o “Sistema Jada”.

Elias Aparecido Rodrigues
Difulgação/ Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, da Rede D’Or

Dados do Ministério Saúde apontam que a hemorragia pós-parto (HPP) é a segunda causa de morte materna no Brasil, atrás apenas da hipertensão. Ela ocorre quando há uma perda de sangue de 500ml ou mais nas 24 horas seguintes ao parto.

“A principal causa de HPP é a atonia uterina, quadro onde o útero não se contrai após o nascimento do bebê, trazendo grandes riscos para a mãe, como a necessidade de retirada do órgão, transfusões sanguíneas e até a morte”, explica Fabiana Ruas, ginecologista obstetra e Coordenadora da Maternidade.

No processo gestacional o útero concentra uma grande quantidade de sangue. Ao retirar a placenta, a contração do órgão é responsável por “fechar” os vasos sanguíneos e iniciar a coagulação. “No entanto, se isso não acontece corretamente pode levar a um sangramento excessivo”, ressalta a médica. 

No São Luiz Anália Franco o dispositivo foi utilizado no final de fevereiro, em uma paciente jovem, primeira gravidez, que apresentou um quadro grave de hemorragia após a realização de um parto normal. “Foi um sucesso, a paciente apresentou contração uterina efetiva e parou o sangramento em menos de 2 minutos após a inserção. Teve boa recuperação e recebeu alta com seu filho", conta a especialista.

O sistema Jada é uma nova e moderna opção de tratamento para casos onde a medicação não surte o efeito desejado. “O dispositivo é aplicado facilmente por meio vaginal e conectado a um aspirador a vácuo, responsável por criar pressão negativa dentro do útero, reproduzindo o mecanismo fisiológico de contração e auxiliando no controle do sangramento anormal”, explica Fabiana.

No Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, as gestantes encontram toda a estrutura necessária para realização correta do pré-natal, parto, pós-parto, diagnóstico e tratamento de doenças maternas, fetais e neonatais.

Referência na zona Leste de São Paulo, a unidade conta com a tradição e a excelência da marca São Luiz, uma das mais tradicionais do país. Oferece ainda serviços como Curso Preparatório para Pais, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno, e uma UTI Neonatal de ponta com 17 leitos para tratamento de recém-nascidos que requerem cuidados especiais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.