23/05/2023 às 12h37min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h06min

Abrale lança campanha para incentivar os cuidados de todos os envolvidos na jornada do paciente com câncer

Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia oferece apoio psicológico gratuito para familiares de pacientes com cânceres e doenças do sangue

SALA DA NOTÍCIA Abrale
abrale.org.br
divulgação
A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia lança uma mobilização para a promoção de cuidados para a rede de apoio dos pacientes com câncer.

A campanha #CuidandoDoCuidador objetiva trazer foco para a saúde de profissionais, familiares e amigos, que também são impactados pelo diagnóstico e tratamento. O cansaço físico e emocional é relatado constantemente, sendo comum o cuidador deixar de lado a atenção com a própria saúde.

“Essas pessoas são fundamentais para a jornada, provendo ajuda, carinho, amor e apoio. Enfrentar a doença também não é tarefa fácil para a quem está ao lado do paciente”, afirma a CEO da Abrale, médica sanitarista Catherine Moura.

Para os profissionais da saúde, embora sejam preparados para oferecer todo o suporte no tratamento, também é importante que incluam em suas rotinas ações que tragam bem-estar e descanso.

E para que família e amigos possam estar ao lado do paciente, oferecendo apoio, amor e muita força, o autocuidado é uma atitude fundamental.

É importante que os cuidadores adotem iniciativas como:
  • Procurar ajuda profissional para compartilhar seus sentimentos;
  • Praticar exercício físico;
  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Fazer atividades que possam lhe distrair um pouco, como assistir filmes, ouvir músicas, ler livros;
  • Fortalecer os laços sociais;
  • Ser parte de uma rede de apoio.
A Abrale oferece apoio psicológico gratuito para familiares de pacientes com cânceres e doenças do sangue. O departamento de psicologia oferece diferentes tipos de apoios que contribuem para a melhora da saúde global, com atendimentos, rodas de conversa, e plantões.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-773-9973 ou em abrale.org.br


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.