29/02/2024 às 10h43min - Atualizada em 01/03/2024 às 00h01min

BA: Dentista alerta para os cuidados com a saúde bucal da população idosa

​​​​​​​IBGE mostra que a parcela da população idosa subiu 15% no comparativo com 10 anos atrás e que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas centenárias 

Deiwerson Damasceno
Divulgação
Com o envelhecimento da população, os cuidados com a saúde bucal se tornam cada vez mais relevantes, especialmente no caso da população idosa. A saúde bucal adequada desempenha um papel crucial na qualidade de vida, bem-estar geral e na manutenção da saúde física e mental dos idosos.

A parcela idosa da população brasileira, com 60 anos ou mais, subiu para 15,1% em 2022, segundo dado mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dez anos antes, em 2012, o percentual era de 11,3%. Os dados são da Divisão de Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. O levantamento aponta ainda que a Bahia é o estado brasileiro com maior número de pessoas centenárias, sendo mais de 5 mil centenários vivendo no estado.

Segundo o cirurgião-dentista Dr. Gabriel Teixeira, professor de Clínica Integrada de Atenção ao Idoso, no curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera de Itabuna, com o passar dos anos, os idosos podem enfrentar uma série de problemas bucais, como cáries, doença periodontal, perda de dentes, boca seca (xerostomia) e diversas lesões orais, sendo o câncer a mais grave de todas.

“Os idosos estão mais suscetíveis a problemas devido às mudanças naturais associadas ao envelhecimento. As condições bucais do idoso podem ser agravadas ainda por doenças crônicas, uso de medicamentos e redução da capacidade de cuidar da higiene bucal adequadamente. Dessa forma, as visitas regulares ao dentista são fundamentais para a saúde bucal dos idosos”, enfatiza.

O Professor Gabriel sugere ainda, que essas visitas sejam feitas a cada seis meses, ou conforme recomendado pelo dentista. “Além de todos os tratamentos possibilitados durante essas consultas, o dentista também pode identificar problemas bucais precocemente, antes que se tornem mais graves, realizar manutenção ou indicar a substituição de próteses dentárias (dentaduras), além de efetuar tratamentos preventivos, como limpezas profissionais, aplicação de selantes ou flúor. Vale ressaltar também a importância da educação sobre cuidados bucais adequados. Isso pode ajudar a evitar complicações futuras e manter a saúde bucal e geral do idoso”, indica.

O especialista dá algumas dicas para manter uma saúde bucal adequada. Confira:
  • Incentive o uso de escova de dentes de cerdas macias e creme dental com flúor;
     
  • Alguns pacientes podem apresentar dificuldades em realizar a higiene bucal, nesse caso pode ser indicado a ajuda de um cuidador ou até mesmo a utilização de escovas dentais elétricas;
     
  • Utilizar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e buscar ajuda profissional sobre a necessidade de uso de enxaguante bucal para ajudar a combater bactérias causadoras de doenças;
     
  • Atenção à dentadura: Para os idosos que utilizam dentaduras, é necessário cuidado especial. É importante limpá-las diariamente, removendo-as à noite para higienização adequada. Essa limpeza deve ser realizada com escova dentária, água corrente e sabão neutro. Além disso, as dentaduras devem ser ajustadas regularmente pelo dentista, para garantir um encaixe adequado e evitar irritações na boca;
     
  • Dieta saudável: Uma alimentação equilibrada também desempenha um papel importante na saúde bucal dos idosos. Incentive o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, para fortalecer os dentes;
     
  • Evite alimentos açucarados e bebidas açucaradas, principalmente os alimentos industrializados, que podem aumentar o risco de cáries. Sempre dê preferência a alimentos naturais, frescos e integrais;
     
  • Combate à boca seca: A boca seca (xerostomia) é um problema comum em idosos devido ao envelhecimento do corpo, mas muitas vezes causado por medicamentos e problemas de saúde. A falta de saliva aumenta o risco de cáries e infecções bucais. Incentive o aumento na ingestão de água regularmente e consulte o dentista para obter orientações sobre produtos específicos para combater a xerostomia;
     
  • A hidratação desempenha um papel importante na prevenção de cáries dentárias. A saliva tem uma função protetora significativa nos dentes, e a hidratação adequada é fundamental para manter a salivação em níveis ideais. A saliva é composta por água e várias substâncias, como enzimas e minerais, que ajudam a neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias da boca.
     
  • Visite regularmente um cirurgião-dentista, de preferência a cada 6 meses ou se perceber qualquer alteração na boca que não se cura em 15 dias. As Clínicas Odontológicas da Faculdade Anhanguera de Itabuna também oferecem atendimento especializado à população idosa semanalmente. Procure a unidade e agende sua consulta. Faculdade Anhanguera: Av. José Soares Pinheiro, 1600.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.
Acesse o site e o blog para mais informações.

Assessoria de imprensa Faculdades Anhanguera
Deiwerson Damasceno
deiwerson܂santoscognai܂com܂br
(11) 98455-3620

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.