26/01/2024 às 10h02min - Atualizada em 27/01/2024 às 00h01min

Buscar ajuda não é sinal de fraqueza

Durante esse mês de conscientização da saúde mental reflita sobre si mesmo

Vero Lettera Comunicação
Luti Cristóforo
Nos últimos anos, transtornos como ansiedade e depressão têm ganhado cada vez mais destaque, afetando milhões de pessoas ao redor do mundo. E aqui mesmo em Curitiba o crescimento também ocorre. Os 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tiveram o maior número de acolhimentos em 2022: mais de 1,1 mil casos por mês, em média. Isso se deve muito ao pós-pandemia, mas a forma como nossa sociedade se comporta não pode ser ignorada. "Cada vez mais o imediatismo consome nosso bem estar. Desaprendemos a Manter Nosso corpo e nossa mente ao mesmo tempo no mesmo lugar. Se o corpo está fazendo Algo e o pensamento está em outro Lugar, é impossível viver de forma saudável", diz o psicólogo Luti Cristóforo.
 
Neste começo de ano é importante aproveitar o Janeiro Branco para pensar em como podemos recuperar o controle de nossas mentes. uma grande aliada é a psicoterapia que, em suas diversas formas, tornou-se uma peça fundamental no tratamento desses transtornos. Oferecendo um espaço seguro e confidencial, os terapeutas ajudam os pacientes a entenderem suas emoções, pensamentos e comportamentos, desenvolvendo estratégias para lidar com desafios emocionais.
 
É importante enfatizar que buscar ajuda terapêutica não é um sinal de fraqueza, mas sim um passo corajoso em direção à recuperação. Entretanto, o estigma em torno da saúde mental muitas vezes dificulta a busca por tratamento. Educar sobre esses transtornos e promover um ambiente acolhedor para aqueles que enfrentam esses desafios é essencial para garantir que mais pessoas busquem ajuda quando necessário.
 
A psicoterapia desempenha um papel vital na jornada de cura da ansiedade e depressão, oferecendo suporte emocional, ferramentas práticas e um espaço para crescimento pessoal. É um passo encorajador em direção a uma vida mais equilibrada e saudável mentalmente.
 
Serviço: Pensar Psicologia
Luti Cristóforo
Psicólogo clínico com especialização em psicologia analítica.
(41) 99809-8887
@luti_psicologo

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.