23/01/2024 às 12h26min - Atualizada em 25/01/2024 às 00h01min

O que é DTM e como tratar

Como a fisioterapia pode auxiliar com DTM

Vero Lettera Comunicação
Percya Bacilla Nery
 
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um conjunto de sintomas complexos que prejudicam a articulação temporomandibular (ATM) e a musculatura da mastigação. Ainda não há uma causa específica para a DTM, porém certos hábitos, como apertar os dentes e roer unhas, podem aumentar sua probabilidade.
 
"A DTM abrange uma gama variada de sinais, desde dor facial e dificuldade na abertura da boca até vertigem, zumbido e dor no pescoço e costas. Estes sintomas, por vezes, não parecem ter relação direta com o problema, o que pode dificultar o diagnóstico e prolongar o tratamento. O inchaço na face, travamento ao abrir ou fechar a boca, desconforto na mordida e até surdez momentânea são queixas comuns entre aqueles que enfrentam essa disfunção." Diz a fisioterapeuta Pércya Bacilla Nery
 
Existem três tipos principais de DTM: muscular, articular e mista. A DTM muscular é caracterizada pela tensão nos músculos mastigatórios, enquanto a DTM articular envolve problemas na própria articulação temporomandibular, e a mista afeta tanto a musculatura quanto a articulação.
 
O diagnóstico da DTM exige a avaliação de um profissional de saúde qualificado. Geralmente, envolve um exame detalhado dos sintomas, palpação da articulação e musculatura, além de exames de imagem, como ressonância magnética e tomografia para confirmação.
 
Após o diagnóstico, o tratamento busca aliviar os sintomas, já que a DTM não possui cura definitiva. A fisioterapia é uma ótima alternativa já que pode empregar exercícios específicos, massagens direcionadas, aplicação de calor e técnicas de crioterapia para aliviar as dores e melhorar a função da mandíbula.
 
Em resumo, a DTM é um problema complexo que afeta não apenas a musculatura ou as articulações, mas também a qualidade de vida dos pacientes. Com diagnóstico adequado e tratamento multidisciplinar, incluindo a intervenção de fisioterapeutas especializados, é possível gerenciar os sintomas e proporcionar alívio aos afetados por essa condição.
 
Dra Pércya Bacilla Nery
Fisioterapeuta
(41) 99181-9944
@percya.fisio
https://percyafisio.com.br
Rua Lamenha Lins, 266 , Cj. 56 – Centro
CEP 80250-020 – Curitiba – PR

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.