23/05/2023 às 14h38min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h00min

Cinema Nosso promove 7ª edição do festival ‘Super Hacka Kids’ com jogos, discussões e oficinas gratuitas

Com a temática 'Jogos mudam o mundo?', o evento será gratuito e acontecerá presencialmente, no Centro do Rio de Janeiro

SALA DA NOTÍCIA Andressa da Hora
No dia 27 de maio, das 9h às 18h30, irá acontecer a 7ª edição do evento ‘Super Hacka Kids’. Totalmente gratuito, o encontro será realizado na sede do Cinema Nosso, na Rua do Rezende, 80 – Lapa. Para participar, basta se inscrever no link: https://forms.gle/mod2LuQHERYcR3yo9 (Atenção! As inscrições para oficinas serão realizadas presencialmente, 30 minutos antes da ação, com vagas limitadas).

Os jogos têm o potencial de gerar mudanças positivas no mundo, especialmente na infância e adolescência, desde que haja o devido acompanhamento por parte dos responsáveis. Com o objetivo de mobilizar crianças, adolescentes, familiares e educadores para refletir sobre a cultura digital através da experimentação de jogos, o Cinema Nosso irá promover o ‘Festival Super Hacka Kids’. O festival tem a finalidade de incentivar a reflexão sobre o uso saudável e consciente da tecnologia por meio de jogos e atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, a criatividade e o raciocínio lógico. Na perspectiva da educação, os jogos são uma ferramenta poderosa para tornar a aprendizagem mais envolvente e acessível – jogos que abordam temas como questões sociais, ambientais e de saúde podem aumentar a conscientização das crianças e ensinar habilidades sociais e emocionais importantes.

Além das oficinas em novas tecnologias e espaços destinados aos jogos, o ‘Festival Super Hacka Kids’ também contará com palestras voltadas para pais, responsáveis e educadores, sobre questões relevantes e atuais relacionadas ao universo digital. Durante as palestras, o público adulto será estimulado a refletir jogos digitais na contemporaneidade, compartilhar dicas de como proteger as crianças no ambiente digital e prevenir a disseminação de notícias falsas, representatividade nos jogos e muito mais!

Sobre o festival ‘Super Hacka Kids’

Chegando em sua 7ª edição em 2023, o ‘Festival Super Hacka Kids’ surgiu em 2019 como um ‘hackathon’ para crianças e adolescentes. Desde então, promove formações gratuitas na área de jogos, cinema e cultura maker. Sua metodologia inclui a triangulação entre crianças/adolescentes, famílias e educadores, com ações para todos esses públicos. O ‘Festival Super Hacka Kids’, é promovido pelo Cinema Nosso e apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, via Lei Municipal de Incentivo a Cultura e Dataprev, com o Patrocínio do Edital Retomada Cultural 2 através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O festival também conta com o patrocínio da Riofilme e da Prefeitura do Rio de Janeiro e conta com a parceria de escolas municipais da rede pública de ensino carioca e organizações sociais que atuam com o mesmo público.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há mais de 20 anos com juventude, educação e audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o 11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a metodologia premiada, certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, aliada ao movimento STEAM, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.