27/10/2023 às 19h12min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h00min

Gabinete 3D: SP agiliza recuperação e fortalecimento da infraestrutura de São Sebastião

Após as devastadoras chuvas do início do ano, iniciativa do Estado conta com ações de restauro ecológico e recuperação da Rio-Santos

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/gabinete-3d-sp-agiliza-recuperacao-e-fortalecimento-da-infraestrutura-de-sao-sebastiao/
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, durante abertura oficial do Gabinete 3D em São Sebastião (Foto: Marcelo S. Camargo)

Passados oito meses da tragédia de chuvas no litoral norte paulista, o ritmo das intervenções conduzidas pelo Governo de SP para recuperar e dotar a região de uma infraestrutura resiliente prossegue acelerado. Como parte dessa estratégia, teve início, nesta sexta-feira (27), um mutirão de serviços do Estado com o programa Gabinete 3D, em São Sebastião. A iniciativa visa estreitar parcerias com prefeituras e promover mais desenvolvimento, diálogo e dignidade – os três principais pilares que norteiam a atual administração paulista.

“Para nós, é uma alegria trazer o Gabinete 3D para cá. 3D é o lema do governo. É o governo do desenvolvimento, do diálogo e da dignidade. É o que a gente quer trazer não só para São Sebastião, mas para todo o estado de São Paulo. É a oportunidade de aproximar o cidadão dos serviços do Governo do Estado”, declarou Tarcísio na cerimônia que reuniu secretários estaduais, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, deputados, líderes municipais e vereadores do Litoral Norte.

O município de São Sebastião sofreu com tempestades no início do ano, que resultaram na abertura de 693 cicatrizes na Serra do Mar. Na Vila do Sahy, foram identificados três grandes deslizamentos e, para recuperar a vegetação e estabilizar a encosta de forma perene, a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC) e Ambipar Group, está fazendo restauro ecológico dessas áreas.

“Estamos utilizando uma tecnologia inovadora. São lançadas biocápsulas, via drone, em áreas prioritárias e com elevado grau de declividade, incluindo a Vila Sahy. Nesta etapa, serão restaurados 208 hectares, o equivalente a 200 campos de futebol”, destacou a secretária Natália Resende. As biocápsulas são desenvolvidas a partir de sobras de colágeno das indústrias farmacêuticas, que deixaram de ser usadas na produção de medicamentos por conta de pequenos defeitos e/ou validade.

Hidrossemeadura 

Em paralelo, terá início, em novembro, o serviço de hidrossemeadura com biomanta e instalação de biorretentores, que permitem diminuir o escorregamento do solo, melhoram o substrato e induzem a um método de restauração que segue a mesma lógica do processo natural. Este é um procedimento em que é jateada no solo uma mistura de sementes, fixador, adubo e indutor de crescimento. Os profissionais espirram o jato com a mistura na encosta que escorregou e o composto adere na terra, permitindo que as sementes germinem.

As espécies eleitas na primeira fase são leguminosas, que ajudam a conter a água, evitam erosão e, quando morrem, melhoram o substrato do solo, fortalecendo a vegetação arbustiva. No segundo momento, serão jateadas a mistura com sementes arbóreas. O prazo para a conclusão este procedimento é de 60 dias. E o valor de investimento é de R$ 908 mil.

Recuperação da Rio-Santos 

O temporal também afetou diretamente os acessos ao município, em especial, a Rio-Santos (SP-055). Na altura da Praia de Toque Toque Grande, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), depois da reconstrução da pista, vem executando obras de contenção. Desde o episódio, 84 pontos da rodovia foram recuperados. Muitos com interdição total, foram desobstruídos após a retirada de toneladas de escombros e lama, houve, também, a necessidade de reconstituição de duas encostas.

Além da completa recuperação do pavimento, diversos serviços já foram concluídos, incluindo desobstrução e limpeza e um total de 111,4 km (dos km 130 a 242,6). As ações já realizadas na Rio-Santos representaram investimento de R$ 57,1 milhões. “O investimento na rodovia é para que esse importante instrumento econômico para a região possa resistir às chuvas, sem prejuízo ao deslocamento de bens e pessoas”, finalizou a secretária.

Agenda 

Na segunda-feira (30), como parte das atividades do Gabinete 3D, o secretário Executivo da Semil, Anderson Oliveira, acompanha in loco a operação na travessia de balsas São Sebastião/Ilhabela, em São Sebastião. Já na parte da tarde, participará da apresentação do conteúdo desenvolvido para os professores da rede pública estadual e municipal preparado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA). Além disso, serão mostradas, também, as ações do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), de Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental, realizadas em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O post Gabinete 3D: SP agiliza recuperação e fortalecimento da infraestrutura de São Sebastião apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.