26/10/2023 às 18h05min - Atualizada em 27/10/2023 às 00h00min

Concurso para o Ministério do Meio Ambiente: 98 vagas para analista ambiental

Cebraspe é a banca. Provas serão aplicadas no dia 21 de janeiro de 2024. Especialista comenta o edital e dá dicas de preparação para a prova

Gran Cursos
Gran Cursos
Divulgação

 

Foi publicado o edital do concurso para o Ministério do Meio Ambiente, com 98 vagas para o cargo de Analista Ambiental, de nível superior, com remuneração de R$ 9.475,72, além dos benefícios. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site da banca organizadora, a Cebraspe, de 3 a 22 de novembro. A taxa foi fixada em R$ 110. As provas estão previstas para acontecer em 21 de janeiro de 2024.

Segundo o edital, para concorrer ao cargo de analista ambiental, é preciso ter nível superior em qualquer área de formação. A atuação do cargo é nas atividades de regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental. De acordo com o especialista em preparação para concursos e professor do Gran, Aragone Fernandes, esse concurso é uma boa opção porque muitos concurseiros estão focados no concurso nacional unificado e vão deixar essa oportunidade passar.

A prova objetiva vai contar com 100 questões, sendo 40 de conhecimentos básicos e 60 de conhecimentos específicos. O especialista recomenda cuidado e muita preparação para essa prova, já que ela vai contar com o método Cespe de correção, no qual uma resposta errada anula uma certa, o que dificulta os chutes. Haverá também prova discursiva sobre o tema de atualidades, segundo o edital. O expert aposta na questão ambiental como recorte de tema para a discursiva.

Pela natureza do cargo e pela questão ambiental estar muito em alta atualmente, é provável que a banca traga algo relacionado à questão ambiental. Por isso, a recomendação é que o candidato fique antenado nesses temas”, sugeriu Aragone. 

Outra dica do especialista é para os concurseiros que fizeram as provas do Ibama e Icmbio. Para o professor, a prova do MMA é uma excelente opção para quem fez as últimas provas para os cargos citados, já que o conteúdo é muito semelhante, as bancas são semelhantes e estrutura de prova também. Portanto, o conteúdo estudado para as provas do Ibama e Icmbio pode ser aproveitado também neste concurso.

A recomendação do professor é que a preparação comece o quanto antes com foco em questões antigas da banca para que o candidato possa entender o perfil de cobrança, como a Cebraspe costuma abordar os conteúdos. Ainda segundo o professor, a lotação do concurso é nacional, mas com probabilidade de muitos aprovados para Brasília. 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.