25/10/2023 às 15h28min - Atualizada em 26/10/2023 às 00h02min

Prática de alongamento diário garante benefícios ao corpo

Atividade prepara músculos para exercícios físicos, e até quem não faz atividades regulares pode desfrutar das vantagens de se alongar todos dias

2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br/
Divulgação Cia Athletica

Realizar o alongamento do corpo amplia a flexibilidade e, por isso, ajuda a evitar lesões e melhora o desempenho dos músculos. Quando realizado antes do exercício físico, ele contribui para o relaxamento, e quando é feito depois, ajuda no alívio de futuras dores. 

Além disso, o alongamento é tão benéfico que pode ser a única atividade física que o indivíduo realiza no dia, visando prevenir ou tratar algumas condições, como incômodos lombares, por exemplo.

“O aumento da flexibilidade alcançada com sessões de alongamento dos músculos e das articulações permite que os exercícios sejam realizados corretamente. Logo, a força muscular aumenta mais rapidamente e atinge um limite maior. Outro ponto importante é que o alongamento evita o mau preparo, uma das principais causas das lesões musculares”, explica Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica.

O alongamento também é uma forma de melhorar o humor. O estresse faz com que os músculos fiquem tensos, o que acaba por se tornar, na maioria das vezes, a causa de dores nas costas, ombros, pescoço e até cefaleias ou dores de cabeça tensionais (com origem em contrações musculares prolongadas). A prática estimula a circulação sanguínea, causando estiramento dos músculos, inclusive daqueles que estão contraídos.

“As tensões musculares são uma das causas da má postura e ainda dificultam o relaxamento e o sono. Ou seja, quem se alonga ajuda a alinhar a coluna e dorme melhor! É uma atividade que também faz bem para o cérebro, porque o aumento do fluxo sanguíneo acelera a produção de serotonina, o neurotransmissor da felicidade, deixando o praticante mais relaxado e bem-humorado”, finaliza Marques. 

A especialista recomenda que o alongamento seja feito antes e depois do exercício físico, permanecendo em cada posição entre 15 e 30 segundos. Ele também pode ser a única atividade do dia, sendo feita até mesmo em casa, pois já serve como tratamento para o estresse, a ansiedade, a depressão e a baixa autoestima.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.