24/10/2023 às 14h23min - Atualizada em 25/10/2023 às 00h02min

Outubro Cinza conscientiza para a artrite reumatoide e a importância do tratamento precoce

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
O mês de outubro é marcado pela cor rosa, a qual conscientiza para o câncer de mama. No entanto, menos divulgado, mas igualmente importante, o mês também leva a cor cinza, que alerta a população sobre a artrite reumatoide. 

De acordo com o médico ortopedista Marcelo Ruck do hospital Santa Casa de Mauá, a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica e autoimune - o sistema imunológico ataca o próprio organismo, que afeta as articulações. “As mulheres são mais atingidas do que os homens, geralmente a partir dos 30 anos. O tabagismo, a obesidade e a pré-disposição genética também podem contribuir para o desenvolvimento da artrite reumatoide”, explica.

A inflamação compromete as articulações e normalmente as mãos, os punhos e os pés, também pode atingir a coluna e embora seja mais raro, por se tratar de uma doença sistêmica, pode atingir alguns órgãos.

Entre os principais sintomas estão o inchaço, a dor, a vermelhidão, além de rigidez matinal, fadiga e cansaço. O tratamento precoce é importante a fim de que não ocorra a evolução da doença, deformidades e limitações de atividades simples. 

“Os sintomas são parecidos com o de outras doenças, de esforço físico ou mau jeito, o que faz com que muitas pessoas adiem a visita ao médico e se mediquem por conta própria. Portanto, ao menor sinal de qualquer sintoma não hesite em procurar um especialista, só ele poderá fornecer o diagnóstico e tratamento corretos”, orienta Ruck.

O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, que também avaliam o grau da inflamação. 

O tratamento precoce controla o avanço da doença e além de medicamentos, que podem variar de acordo com o estágio da artrite reumatoide, são indicados também a terapia ocupacional, a fisioterapia e as atividades físicas, com exercícios resistidos e alongamentos, sempre supervisionado por um especialista. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.