28/09/2023 às 12h20min - Atualizada em 30/09/2023 às 20h01min

Livro revela vida e mandato como vereadora de Marielle Franco

Marielle Franco é tema de livro

Fundação Lauro Campos e Marielle Franco
https://flcmf.org.br/
As autoras do livro, a socióloga Priscilla Brito, e a jornalista Fernanda Chaves (Foto: Wendell Cristiano/Agência Whizz/FLCMF)
Ex-assessoras reúnem vasta produção de um mandato interrompido com apenas 15 meses. Uma delas é sobrevivente do atentado que matou Marielle e outro assessor em 2018

BRASÍLIA - A Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF) faz o pré-lançamento do livro documental “Marielle Franco, Nesse lugar da política: um mandato interrompido”, nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas, no Hotel Brasil 21, em Brasília, durante o Congresso Nacional do PSOL. 

O livro é assinado pela jornalista Fernanda Chaves (sobrevivente do atentado que matou a vereadora carioca Marielle Franco e seu assessor, Anderson Gomes, em 14 de março de 2018) e a socióloga Priscilla Brito. 

O período destacado para compor o livro vai desde o final da campanha eleitoral, em 2016, até o dia 14 de março de 2018, quando foi assassinada a tiros após participar de evento sobre ativismo e empreendedorismo para jovens negras, na Casa das Pretas, na Lapa, no Centro do Rio.

"O lançamento deste livro documental sobre a nossa companheira Marielle Franco marca nossa memória. Registrar a vida de Marielle e seu impactante mandato como parlamentar que durou um ano e três meses até o atentado daquele 14 de março é fundamental para a história política do Brasil", disse Natália Szermeta, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Criada na Comunidade da Maré, é neste lugar onde Marielle dá início à sua trajetória de defesa aos direitos humanos e entra para a história política e social do Brasil. “Marielle Franco, Nesse lugar da política: um mandato interrompido” é uma obra literária documental que traz ao mundo fatos que precedem o assassinato de Marielle, vereadora que teve um mandato de apenas 15 meses e impactou não só a cidade do Rio de Janeiro, mas o Brasil e o mundo com os ideais que a fizeram ser uma voz da periferia que atraiu inimigos.

“O livro sofreu diversos atrasos no seu lançamento. Foram vários os motivos, mas o principal foi a nossa dificuldade de organizar as palavras para honrar o que vivemos. Perdemos muitas coisas na noite quente e chuvosa de 14 de março de 2018. Perdemos nossa liderança política, nossa chefe, nossa amiga, nossa companheira de luta, nosso trabalho, nossa convivência como equipe. Ganhamos o medo, a dor, a saudade, a luta por justiça e a necessidade de outras mais se elegerem. E o Brasil ganhou um símbolo político muito além do que as nossas lembranças conseguem significar”, destaca Fernanda Chaves, coautora do livro que tem a assinatura de criação da designer Evlen Lauer e do designer Cesar Habert Paciornik.

Segundo Priscilla Brito, o livro é como um álbum de memórias que compreende um recorte temporal na vida daquela que se tornou um símbolo gigante de resistência. “O trabalho de pesquisa do livro, conduzido pela psicóloga Ana Marcela Terra, traz um vasto material biográfico de Marielle Franco, como registros fotográficos, textos e discursos. Toda a reunião do material é fruto de uma construção coletiva para documentar a trajetória de Marielle”, destaca a socióloga e coautora do livro.

Fernanda Chaves, Priscilla Brito, Ana Marcela e Evlen Lauer eram assessoras de Marielle Franco e tiveram papel fundamental na construção deste livro documental, que rendeu inclusive material para a exposição “Marielle Franco - Nesse Lugar”, uma amostra do acervo biográfico de Marielle Franco.

A exposição foi aberta em março deste ano no Congresso Nacional e segue no formato itinerante em alguns espaços em Brasília, como na Universidade de Brasília (UNB). A Exposição Itinerante, que também tem formato virtual, abrange um segmento da vida de Marielle, que se inicia em 2016, com sua campanha, e percorre até sua última atividade como parlamentar, em 14 de março de 2018, quando foi assassinada ao lado de seu Anderson Gomes.

O livro, que será lançado no dia 29/09, e a exposição “Marielle Franco - Nesse Lugar”, são uma realização da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco e da Liderança do PSOL na Câmara Federal. 

Serviço

Pré-lançamento do livro
Quando: 29/09, às 19 horas
Local: Centro de Convenções do Hotel Brasil 21
Endereço: SHS, Quadra 6, Conjunto A, Bloco F. Brasília

Exposição itinerante
Quando: 29/09 a 01/10
Local: Centro de Convenções do Hotel Brasil 21
Endereço: SHS, Quadra 6, Conjunto A, Bloco F. Brasília

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.