11/09/2023 às 22h02min - Atualizada em 12/09/2023 às 15h05min

Sepse, uma ameaça global à saúde

Doença é responsável por pelo menos 11 milhões de mortes em todo o mundo anualmente ou por 1 em cada 5 mortes no mundo

Case Comunicação Integrada
Divulgação
O Dia Mundial da Sepse, em 13 de setembro de cada ano, é uma oportunidade para as pessoas em todo o mundo se unirem na luta contra essa doença, responsável por pelo menos 11 milhões de mortes em todo o mundo anualmente ou por 1 em cada 5 mortes no mundo.

“Os esforços para lidar com milhões de mortes e incapacidades devido à sepse é prejudicado por sérias lacunas no conhecimento”, alerta Mara Machado, CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). E essas lacunas surgem, primeiramente, pela falta de dados. A maioria dos estudos publicados sobre sepse foi realizada em hospitais e unidades de terapia intensiva. Além disso, o uso de diferentes definições de sepse, critérios diagnósticos e codificação de alta hospitalar dificulta o desenvolvimento de uma compreensão clara do verdadeiro impacto da sepse nos sistemas de saúde. “Há uma necessidade urgente de melhores dados”, ressalta.

Muito se têm investido em campanhas de conscientização junto aos profissionais e usuários, porém com poucas evidências sobre a efetividade real dessas ações. “O Brasil precisa intensificar urgentemente os esforços para melhorar os dados sobre a sepse, para que possamos detectar precocemente e tratar essa terrível condição a tempo”, alerta Mara.

Isso significa fortalecer os sistemas de informação em saúde e garantir diagnóstico rápido e atendimento de qualidade, incluindo o acesso aos recursos necessários. Apesar dos avanços, o desafio, permanece. A coleta de dados sobre diagnóstico, manejo e resultados especificamente relacionados à sepse precisa ser aprimorada. “Somente com uma abordagem ampla e coordenada será possível enfrentar essa problemática de forma eficaz”, ressalta a especialista em Saúde.


_

Mara Machado é CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), que há quase 30 anos capacita pessoas e contribui com as instituições de saúde para reestruturar o sistema de gestão vigente, impulsionar a estratégia de inovação e formar um quadro de coordenação entre todos os atores decisórios.
O IQG vem trabalhando com parceiros internos do setor e externos para favorecer a geração de novas frentes para o sistema e colocar os prestadores de serviços em posição mais ativa.
Atua no desenvolvimento de novas e modernas soluções para atender com agilidade as exigências do mercado atual.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.