08/09/2023 às 11h52min - Atualizada em 10/09/2023 às 00h00min

Inflação e dados de atividade dominam semana pós-feriado

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com
O compromisso dos Bancos Centrais (BCs) globais em arrefecer e controlar os níveis de preço - segundo eles, “inaceitavelmente elevados” - em suas economias, elevou o patamar da taxa de juros a níveis não observados desde, ao menos, no início do século. O trabalho foi parcialmente cumprido com a desaceleração da inflação nas principais economias, porém, a incerteza, é se os níveis de preço podem voltar a subir e, com isso, se o trabalho realizado pelos BCs foi suficiente ou precisa apertar ainda mais o atual ciclo contracionista da política monetária.
Os dirigentes dos BCs afirmam - em comunicados, atas e discursos - que as próximas decisões de taxa de juros são “dependentes de dados”, ou seja, de como se comportam as variáveis macroeconômicas de níveis de preço e de atividade econômica. A semana entre os dias 11 a 15 de setembro é um prato cheio para encontrar pistas para as futuras decisões dos BCs globais em suas próximas reuniões.
Confira quais são os principais indicadores da semana no Calendário Econômico completo disponível em Investing.com 

Inflação
Estão principalmente no radar dos investidores as divulgações dos dados de inflação ao consumidor do Brasil e dos EUA. Ambas apresentam um quadro de desaceleração, embora os últimos indicadores no Brasil indicam retomada de aceleração tanto na margem como no acumulado dos últimos 12 meses.
  • Brasil
A confirmação da retomada da aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) pode ser conhecida na terça-feira, 12. O IBGE divulga às 09h00 o IPCA de agosto.
Na prévia do indicador, divulgada em 25 de agosto, o IPCA-15 mostrou retomada de alta da inflação mensal de -0,07% para 0,28%, inclusive acima do consenso de 0,17% do mercado. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 teve a primeira elevação em relação ao mês anterior desde o pico de 12,20% em maio de 2022. O indicador de agosto subiu de 3,19% para 4,24%, número também acima das projeções.
IPCA-15 Mensal do Brasil (agosto de 2021 a agosto de 2023)

IPCA-15 Anual do Brasil (agosto de 2021 a agosto de 2023)


O resultado de agosto do IPCA-15 foi apenas uma confirmação do que ocorreu com o IPCA de julho, quando apareceu a primeira elevação da inflação desde março deste ano na margem e desde junho de 2022 no acumulado dos 12 meses anteriores. Em julho, o IPCA subiu de -0,08% para 0,12% no dado mensal, enquanto no anual a alta foi de 3,16% para 3,99%.
IPCA Mensal do Brasil (agosto de 2021 a julho de 2023)


O grande vilão para a alta do nível de preços no período foi o grupo Transportes, graças ao aumento do preço da gasolina em julho com a recomposição da incidência de impostos federais sobre o preço do combustível em julho. Vale ressaltar que a retirada desses impostos sobre os preços dos combustíveis foi responsável por 3 meses seguidos de deflação na margem entre julho e setembro do ano passado. Isso significa que a inflação acumulada em 12 meses tende a subir nos próximos meses.
IPCA Anual do Brasil (agoto de 2021 a julho de 2023)

EUA
Já os investidores globais conhecerão os últimos dados do nível de preço nos EUA no dia seguinte, na quarta-feira 13 de setembro, às 09h30 (horário de Brasília). E as projeções dos economistas são de retomada da aceleração dos preços na margem.
A estimativa do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA é de alta de 0,2% para 0,5% em agosto. Enquanto a projeção para o núcleo do IPC é de estabilidade, com a manutenção de elevação estimada em 0,2% (magnitude igual ao mês anterior). Vale lembrar que o cálculo do núcleo do IPC exclui preços voláteis, como energia e alimentos.
Por isso, o preço dos combustíveis deve ser o maior dessa alta no mês passado, graças ao maior patamar de preços do petróleo WTI - referência de preço nos EUA - desde novembro de 2022. Após recuo no primeiro semestre, o preço do barril do WTI teve uma alta acumulada de 2,24% em agosto, o terceiro avanço mensal seguido e 1 mês após da escalada de 15,8% dos preços em julho.
Preço do petróleo WTI (dezembro de 2021 a setembro de 2023)

Principais Eventos Econômicos da semana
Após os PMIs de agosto apresentarem desaceleração e virem abaixo da projeção do mercado na China, Zona do Euro e EUA, os investidores passaram a se preocupar com uma possível recessão econômica, ou pelo menos estimar um crescimento mais lento. E dados de atividade também impactam na decisão de política monetária, embora o discurso atual dos BCs esteja focado exclusivamente no controle de preços.
Por isso, os investidores estarão atentos, na quarta-feira, aos dados da produção industrial de julho da zona do euro. No dia seguinte, será a vez do volume de serviços de julho no Brasil e da produção industrial, vendas no varejo e taxa de desemprego de agosto da China. A sexta-feira 15 de setembro encerra a semana com a balança comercial de julho da zona do euro, vendas no varejo de julho do Brasil e produção industrial de agosto nos EUA.
Em relação à política monetária, a decisão de juros pelo Banco Central Europeu é a estrela da quinta-feira, 14. No mesmo dia, serão conhecidos os dados de inflação ao produtor dos EUA.

 

Sobre Nós

O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas,  que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.