30/05/2023 às 17h56min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Conheça 4 dicas de benefícios para incentivar, fidelizar e atrair colaboradores

Pesquisa realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos com consumidores demonstrou que, para 36% das pessoas, os benefícios são uma maneira de valorizar o colaborador

SALA DA NOTÍCIA Gabriella Oltramari Romancini
São Paulo, maio de 2023 – Flexibilidade de horário, aplicativos, novas formas de hierarquia e diferentes ambientes são algumas das novidades do mercado de trabalho que está em constante mudança. Termos como “turnover” (taxa de rotatividade de funcionários) e “Grande Renúncia” tornaram-se pontos de atenção para as empresas que, nesse momento, devem se adaptar e se esforçar para reterem seus funcionários, além de serem atrativas para os novos. Uma pesquisa de dezembro de 2022, realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos com consumidores finais, demonstrou que, para 36% das pessoas, os benefícios são “uma forma de valorização do profissional, e mostra que a empresa está atenta às necessidades do colaborador”, reforçando o conceito de que estes são importantes recursos para a retenção e atração de talentos.

Já segundo a pesquisa realizada em 2021 pela Robert Half, a expectativa de 92,6% dos colaboradores entrevistados é de que os pacotes de benefícios oferecidos pelas empresas acompanhem as constantes transformações do mercado de trabalho e da sociedade. De fato, um pacote de bonificações que atenda às necessidades de cada um é fundamental para manter ou atrair talentos, pois gera mais qualidade de vida e satisfação no trabalho. Além dos básicos vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte e plano de saúde, a Sodexo elencou outros benefícios que podem contribuir com os diferentes perfis e momentos dos funcionários:

1. Assistências pessoais
Hoje já entendemos que não há como separar por completo a vida pessoal e profissional, sendo comum que os problemas pessoais afetem no dia a dia do trabalho e vice-versa. Por isso, vale investir em uma solução mais abrangente no plano de benefícios, focado em assistência jurídica, financeira, orientação social e psicológica. Há soluções no mercado que oferecem atendimento 24h, sete dias por semana e ainda são extensíveis aos familiares.

Outras assistências almejadas são aquelas ligadas ao bem-estar e saúde, já que qualidade de vida tem sido um fator de decisão para as pessoas na hora de escolher o local onde vão trabalhar. Dentre alguns exemplos, há ainda assistência nutricional, odontológica, farmácia, gympass, entre outros.

2. Benefícios flexíveis
Muitas empresas adotaram de vez o home office, outras preferiram o modelo híbrido. Assim, os empregadores devem pensar em um auxílio para que o funcionário não precise arcar com as despesas relativas ao trabalho e que abranja os diferentes modelos. Uma pesquisa realizada pela Sodexo, em parceria com a Harris Interactive, mostra que 91% dos trabalhadores brasileiros esperam receber apoio de suas empresas nesse contexto e é aí que os benefícios flexíveis entram.

Esse modelo, além da ajuda de custos do home office ou modelo híbrido, pode ter outras funcionalidades, como auxílio medicamento, presentes, cartão online para compra em aplicativos e despesas com viagens corporativas, facilitando a vida do funcionário e de seu empregador também.

3. Reconhecimento e Incentivos
Premiações por atingimento de metas e projeto, dinâmicas internas e outros meios de reconhecimento e valorização. são necessários para o engajamento e a motivação dos funcionários. Com estes objetivos, as empresas têm adotado tais benefícios que dão essas bonificações e que podem ser gastas de diversas formas.

Assim como em datas especiais, as parabenizações demonstram a importância do colaborador para a empresa. No caso do vale-presente, o benefício pode ser usado com brinquedos para os filhos, roupas, livros, itens da lista de casamento, entre outros.

4. Vale Cultura
Com a correria do dia a dia, por diversas vezes o tempo livre se mistura com o de trabalho e já não existe descanso, passeios ou programações diferentes – que são muito necessários para sustentar e até contribuir com a rotina profissional. Assim, uma empresa que incentiva seus colaboradores a ter esses momentos também se beneficia com o aumento da criatividade, produtividade e qualificações advindas de programações culturais. Alguns dos exemplos de uso do benefício de cultura são aquisições de livros, ingresso de cinemas, teatro e muito mais.

Além disso, o Programa de Cultura do Trabalhador (PCT), instituído pelo Ministério da Cultura, estimula as empresas a darem acesso a bens e serviços relacionados à cultura, com isenção de encargos sociais para as empresas.

Existem diversas formas de motivar, apoiar e atrair funcionários por meio de benefícios. No entanto, a empresa deve, primeiramente, fazer uma autoanálise e entender se o que oferece faz sentido aos seus colaboradores. É preciso conhecer o perfil dos profissionais, promover a escuta ativa e, então, pensar em um pacote de produtos que se encaixa da melhor forma às demandas da atualidade. É importante, ainda, proporcionar opções aos funcionários conforme evoluem em suas jornadas dentro da empresa, considerando que os benefícios que fazem sentido hoje, podem não fazer mais no futuro.
 

SOBRE A SODEXO BENEFÍCIOS E INCENTIVOS 
 
Empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida que opera em 53 países, emprega 422 mil funcionários e atende 100 milhões de consumidores por dia. Tem como seu objetivo melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.
 
Sua missão é desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil, por isso, conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no país, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição. Em seu portfólio, a Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento, campanhas de incentivo e bem-estar e saúde, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi, assistência médica e odontológica, Apoio Pass, saúde ocupacional, seguro de vida e muito mais.
 
 
Informações 
Assessoria de imprensa Sodexo Brasil 
JeffreyGroup Brasil – [email protected] 
Bruna Ortega | (11) 98267-1012
Bárbara Miranda | (11) 99773-8125
Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565
Simone Sabatini | (11) 99742-1111
Daniela Teixeira | (11) 3185-0878
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.