06/09/2023 às 12h24min - Atualizada em 07/09/2023 às 00h02min

Dia do Sexo: descubra como hábitos saudáveis podem influenciar na libido feminina

Em meio aos desafios da vida moderna, nutricionista Vanessa Costa revela como os alimentos, atividades físicas, vitaminas e descanso, podem auxiliar neste requisito

TAG Comunicação
Banco de imagem free

O Dia do Sexo acontece hoje, dia 6 de setembro, e que tal aproveitar para falar sobre um assunto que costuma ficar em silêncio?! A sexualidade feminina. Infelizmente, a falta de espaços seguros e acolhedores para discutir abertamente a sexualidade feminina pode fazer com que as mulheres se sintam desconfortáveis ou envergonhadas para falar do assunto. Pensando nisso, a nutricionista Vanessa Costa, Especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher - Criadora do Método Reset, revela como a alimentação influencia na libido feminina. 

Em diferentes fases da vida, como o pós-parto e a menopausa, as flutuações hormonais desempenham um papel significativo na influência sobre a libido. Além disso, mulheres que enfrentam condições hormonais como síndrome dos ovários policísticos (SOP) e hipotireoidismo podem experimentar momentos de baixa libido. Vanessa observa que fatores como altos níveis de estresse, carga de trabalho excessiva, falta de sono adequado e exaustão crônica também podem, sem dúvida, diminuir o desejo sexual.

Diversas condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, bem como o uso de medicamentos como antidepressivos e contraceptivos, têm o potencial de afetar negativamente a libido. No entanto, por que estamos destacando todos esses fatores?

"O excesso de informação nos leva a crer que consumir três chás, cinco frutas ou dois alimentos específicos irão resolver o problema e ajudar a aumentar a libido, e eu preciso te dizer que isso não é verdade. Existem alimentos sim que combinados podem ajudar o seu corpo a funcionar melhor e com isso contribuir para melhorar a sua libido, mas você entende que o problema é muito mais profundo? Você é um ser complexo e precisa de cuidados como um todo", comenta. 

É importante destacar que a falta de libido pode ter causas diversas do que a simples diminuição do desejo sexual e precisa ser diagnosticada e tratada na sua totalidade, mas é possível melhorar adquirindo hábitos saudáveis, como:

  • Consuma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Esses alimentos fornecem os nutrientes essenciais para a produção de hormônios sexuais e a manutenção da saúde sexual.
  • Inclua fontes de ômega-3, como peixes gordurosos, sementes de chia e nozes, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular, fundamentais para a função sexual saudável.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos processados, açúcares refinados e gorduras trans, que podem ter efeitos negativos na saúde geral e na libido.
  • Pratique atividade física regularmente, pois ela vai ser a responsável por aumentar a circulação sanguínea, melhora a saúde cardiovascular e promove a liberação de endorfinas, hormônios do bem-estar, que podem estimular a libido.
  • Gerencie o estresse uma vez que o estresse crônico pode afetar negativamente a libido. Encontre maneiras saudáveis ​​de gerenciar o estresse, como meditação, ioga, técnicas de respiração, massagens ou hobbies relaxantes.
  • Priorize o autocuidado e reserve tempo para si mesmo. Aproveite atividades prazerosas, como ler um livro, tomar um banho relaxante ou ouvir música, para aliviar o estresse e promover o bem-estar emocional.
  • Estabeleça limites saudáveis ​​e aprenda a dizer "não" quando necessário, para evitar sobrecarregar-se e priorizar sua saúde e bem-estar.


Sobre: Vanessa Costa, nutricionista especializada em Nutrição Estética e Saúde da Mulher, é a criadora do Método Reset. Além disso, desde os 21 anos é empreendedora e fundadora de uma federação esportiva. Diariamente, Vanessa compartilha em suas redes sociais estratégias, receitas e seu estilo de vida, inspirando mais de 80k mulheres a alcançarem a felicidade e recuperarem o controle de suas vidas.

 

Informações à imprensa:

TAG Comunicação

Patrizia Rigonati: [email protected] - (11) 98105-7118

Débora Marquetti: [email protected] - (11) 98589-4430

Viviane Duranti: [email protected]  - (11) 93031-2298

www.tagcomunicacao.com.br /@agenciatagcomunicacao


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.