30/05/2023 às 17h18min - Atualizada em 31/05/2023 às 00h00min

Empreendedorismo feminino - Mulheres no mercado de celebrações

Promovida pela ABCasa, a Celebra Show reúne empreendedoras de todo o país para apresentarem seus negócios na maior feira do setor de festas e eventos da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Crepaldi
ABCasa

Em sua primeira edição, a Celebra Show chega para fomentar novas oportunidades de negócios entre expositores e profissionais do mercado, além de trazer as maiores tendências e novidades do setor, que é formado por inúmeras mulheres que atuam em diversas frentes. O evento acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP).

Promovida pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxteis), a Celebra Show é a maior feira B2B (business-to-business) do mercado de celebrações. A feira reúne empreendedoras de todo o Brasil e do exterior para que, além de apresentarem seus produtos e serviços, compartilhem suas trajetórias inspiradoras.

O Brasil atingiu a marca histórica de 10,3 milhões de empreendedoras no terceiro trimestre de 2022, segundo a mais recente pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, as mulheres já respondem por 34% dos empreendimentos do país.

Empresárias como Nivia Talassi (Topomania), Eliete Miranda (Vitrine Cartoon By Eliete Miranda) e Regina Leme (Cake And Scrap Brasil), expositoras confirmadas nesta edição da Celebra Show, mostram a força e expertise dessas profissionais dentro do mercado de festas e eventos. 

Nivia Talassi fez um curso de confeitaria e começou a vender bolos para o sustento da família aos quatorze anos. Para começar, ela procurou os buffets, de porta em porta, e conseguiu encomendas que chegaram em até 200 KG de bolo em um fim de semana, e logo passou a investir em conhecimento e técnica, para aprimorar seus negócios. 

“A Topomania surgiu em em 2017 e, em 2018, começamos a fazer as rosas artesanais - modalidade que, lentamente, foi crescendo no mercado”, conta Talassi. “Com os anos, adquiri cada vez mais sensibilidade nas personalizações e, com isso, a Topomania cresce até hoje”, diz.

Já Eliete Miranda é formada na Faculdade de Belas Artes de SP no curso de Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual. Ela destaca que sempre foi apaixonada por cartoon e, a partir daí, decidiu trabalhar com produtos infantis, a fim de conciliar a “paixão” por crianças.

Miranda fundou a Vitrine Cartoon em 2013 e, desde então, segue transformando sonhos em realidade. Com mais de 27 anos de experiência no mercado cenográfico infantil, a empresa atua em todo Brasil com o conceito de gestão com foco no cliente, desenvolvendo produtos personalizados e interativos, adequando estilo, espaço e orçamento com respeito ao cliente. 

“Participar da Celebra Show será uma ótima oportunidade para apresentar as novidades para o mercado cenográfico e para os clientes, além de inovar, sempre com foco no Cartoon Kids”, afirma a empresária. “Esperamos espalhar alegrias e transformar muitos sonhos em realidade por esse Brasil afora”, complementa.

Regina Leme, por sua vez, atua há mais de 38 anos no mercado de artesanato. Leme foi contratada pela Cake and Scrap Brasil - empresa que atua no ramo de artesanato e confeitaria -, onde assumiu a gerência há mais de três anos.

“É possível enxergar diversas mudanças no mercado de celebrações: antigamente, eram comuns festas com temas prontos e, hoje, as pessoas sentem necessidade de algo personalizado e especial”, observa. “Eu venho de um mercado de artesanato para o mercado de confeitaria e isso fez toda a diferença na sua trajetória na Cake and Scrap Brasil”, articula.

“As mulheres desempenham um papel muito importante para o mercado de celebrações, criando e liderando empresas que geram oportunidades de emprego, renda e movimentam a economia de todo o país”, afirma Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

"Além disso, prossegue Cincinato, as empreendedoras brasileiras estão investindo cada dia mais em suas carreiras e, para além de todos os seus talentos, demonstram resiliência com a capacidade de administrar os negócios e a família", pontua.

A afirmação do presidente da ABCasa é corroborada por dados do levantamento “Mulheres Empreendedoras e Seus Negócios 2022”, realizado pelo IRME (Instituto Rede Mulher Empreendedora) com o apoio do Meta e a realização do Instituto Locomotiva. O estudo demonstrou que 28% das brasileiras que empreendem possuem Ensino Superior ou mais e que 7 em cada 10 mulheres possuem filhos.

Com relação à atividade, a análise indicou que a maioria (55%) das empresárias atuam com a venda de produtos próprios, de terceiros ou empresas, como alimentos e alimentos industrializados, entre outros.

A propósito, 5% das participantes contaram que produzem, sem vender, bens ou produtos artesanais - como comida, ao passo em que 1% produzem itens, também sem fazer a venda. Esta é a 7ª edição da Sondagem, considerada a maior pesquisa sobre empreendedorismo feminino do país.

Serviço

Celebra Show

Dias: de 31 de maio a 3 de junho
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
Credenciamento: pelo site do evento.

Sobre a ABCasa

A ABCasa - Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxteis - é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor. Seu objetivo principal é fortalecer o segmento e criar uma base de relacionamento entre empresas, entidades de classe, fornecedores, distribuidores, importadoras e profissionais.

Com mais de 600 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.

Sobre a CELEBRA SHOW

A Celebra Show é a união das duas maiores feiras do setor de festas, a antiga ABCasa Natal e Festas e a Expo Festas e Parques, realizada pela Francal. A ABCasa - Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxteis - agora é a responsável pelo evento e tem como objetivo agregar todos os segmentos de natal, festas, parques, eventos sociais, halloween, confeitaria, balões em um único local.

O evento é o resultado de uma demanda deste mercado e tem como foco promover um espaço para novas oportunidades de negócios e de desenvolvimento dos associados. Atualmente, a Celebra Show conta com mais de 200 expositores, entre eles fabricantes nacionais, importadores, exportadores e artesãos, a Celebra Show movimenta o mercado nacional e internacional de celebrações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.