01/09/2023 às 17h08min - Atualizada em 03/09/2023 às 00h00min

Agenda: Produção industrial e PMIs são os destaques em semana curta

Assessoria de Imprensa Investing.com
br.investing.com
Divulgação
São Paulo, 1 de setembro de 2023 - Após o PIB do 2° trimestre do Brasil surpreender novamente, os economistas começam a revisar os números estimados para a expansão da economia brasileira em 2023. A divulgação dos dados de produção industrial de julho pelo IBGE na terça-feira, 5, será o primeiro número concreto sobre a atividade econômica do país no terceiro trimestre.

No mesmo dia, a S&P Global apresenta índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial, de Serviços e Composto do Brasil de agosto. É uma semana em que PMIs de agosto da S&P Global de outras economias serão conhecidos, como da zona do euro, dos EUA e do Japão.

Apesar de a semana que vem ser marcada pelos feriados do Dia do Trabalho (4 de setembro) nos EUA e de Independência do Brasil (7 de Setembro), há outros eventos importantes no radar dos investidores. Destacam-se também: a inflação ao produtor de julho, as vendas no varejo de julho e o PIB do 2° trimestre da zona do euro; a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA); inflação ao consumidor e balança comercial de agosto da China; e o PIB do Japão do 2° trimestre.

Confira no Calendário Econômico completo disponível em br.investing.com.
  • Produção Industrial no Brasil
O PIB do Brasil expandiu 0,9% no 2° trimestre de 2023, de acordo com dados divulgados pelo IBGE na última sexta-feira, 1. Foi um número acima da mediana de alta de 0,3% das projeções de mercado.

A indústria entre abril e junho foi o destaque do lado da oferta, com crescimento de 0,89%, embora os investimentos tenham tido uma alta tímida de 0,13% pela ótica da demanda. A produção industrial nesse período ano foi volátil, variando na margem -0,6%, +0,3% e +0,1% respectivamente em abril, maio e junho, enquanto na comparação com os mesmos meses do ano passado a variação foi de -2,7%, +1,9% e 0,3%.

Com a surpreendente expansão da economia brasileira no 2° trimestre, não há projeção para a produção industrial de junho. Confira abaixo a variação mensal e anual da produção industrial brasileira nos últimos meses:

Produção industrial anual (junho de 2021 a junho de 2023)


Fonte: br.investing.com

Produção industrial mensal (junho de 2021 a junho de 2023)

Fonte: br.investing.com
 
​​​​​
Sobre o Investing.com
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.