31/08/2023 às 08h04min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h03min

Dr. Carlo Passerotti: Pioneiro na Cirurgia Robótica no Brasil

AGEIMAGEM COMUNICAÇÃO
www.ageimagem.com.br
Dr. Carlo Passerotti
A medicina é uma área em constante evolução, e no Brasil, um dos médicos que tem se destacado no cenário internacional é o Dr. Carlo Passerotti. Especialista em urologia e pioneiro na cirurgia robótica no país, Dr. Passerotti é altamente respeitado na sua área de atuação. 
 

O que é a cirurgia robótica? 

  

A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que utiliza um sistema robótico para auxiliar o cirurgião durante o procedimento. O médico opera sentado em uma estação de controle, de onde manipula os braços robóticos com precisão milimétrica. O sistema proporciona uma visão tridimensional e ampliada do campo cirúrgico, em até 10 x, o que permite ao cirurgião realizar movimentos mais precisos e delicados. 

  

Cirurgia robótica x laparoscopia 

  

A cirurgia robótica é frequentemente comparada à laparoscopia, outra técnica minimamente invasiva. Ambas utilizam pequenas incisões e câmeras para auxiliar o médico durante o procedimento, evitando cortes grandes e reduzindo o tempo de recuperação. Entretanto, a cirurgia robótica apresenta algumas vantagens em relação à laparoscopia, como maior precisão, movimentos mais delicados e menor tremor.  

  

Segurança da cirurgia robótica 

  

A cirurgia robótica é considerada uma opção segura, especialmente quando realizada por profissionais capacitados, como o Dr. Carlo Passerotti. Estudos demonstram que a cirurgia robótica pode reduzir a incidência de complicações, o tempo de internação e a necessidade de transfusões sanguíneas. 

  

Cirurgia robótica de próstata 

 

A cirurgia robótica de próstata, também conhecida como prostatectomia robótica, é um procedimento utilizado para tratar o câncer de próstata. Durante a cirurgia, o médico remove a próstata, a vesícula seminal e, caso necessário, os linfonodos. A cirurgia robótica proporciona uma abordagem menos invasiva, com menor risco de sangramento e menor tempo de recuperação. Atualmente, é a técnica mais moderna existente para o tratamento dessa neoplasia e já é realizada em mais de 90% dos pacientes, nos grandes centros, pelo Mundo. 

  

Vantagens da cirurgia robótica 

  

- Menor risco de complicações e infecções 

- Menor sangramentos e necessidade de transfusões sanguíneas 

- Menor dor pós-operatória 

- Menor tempo de internação e recuperação mais rápida 

- Melhor resultado estético devido às incisões menores 

- Pode auxiliar na preservação dos nervos da ereção e nos músculos da continência. 

 

Sobre do Dr. Carlo Passerotti 

Estudou Medicina, e também, mestrado e Doutorado, na Universidade Federal de São Paulo (EPM). Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, Boston, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica. Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo, e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

Redes sociais: 

Instagram: www.instagram.com/carlo.passerotti 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.