31/08/2023 às 15h30min - Atualizada em 02/09/2023 às 00h00min

Segunda unidade da Messer Cutting no Brasil é aberta em Caxias do Sul

Trata-se de um centro de distribuição para levar soluções em peças, insumos e treinamentos ao setor metalmecânico da região Sul do país; empresa cresceu 33% no Brasil nos últimos três anos

Maiara Bachi
Ismaele Ribeiro

A Messer Cutting inaugurou em Caxias do Sul um centro de distribuição que é a primeira unidade da marca no Sul do país. É também a segunda do Brasil e voltada a negócios de pós-venda de equipamentos de corte de chapas de aço, com soluções em peças e insumos, assistência técnica e centro de treinamento. A abertura da unidade ocorre em um cenário mais otimista para o setor de máquinas, que espera crescer 2,4% em receitas líquidas de vendas no próximo ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Na inauguração da Messer Cutting em Caxias do Sul, a CEO da empresa no Brasil, Martina Paulus, lembrou que a primeira unidade no país, em Jundiaí (SP), foi aberta em 2007, inicialmente também como pós-vendas e que depois se tornou unidade de manufatura. Essa unidade vinha atendendo a todo o mercado nacional. Com a estruturação em Caxias do Sul, será possível prestar assistência da marca diretamente da cidade gaúcha que é polo metalmecânico.

“Com a nossa nova base, teremos um estoque de mais de 7 mil peças somente em Caxias para atender, além de dispor de nossos técnicos”, citou. Nos últimos três anos, a Messer Cutting tem apresentado crescimento de 33% no Brasil.

O CEO Global da Divisão Messer Cutting, Bill Heller, traçou uma linha do tempo da marca e das principais tecnologias desenvolvidas. “A Messer está celebrando 125 anos neste ano, e o que poderia ser melhor do que abrir em Caxias do Sul”, mencionou. “Desde então, várias gerações deram continuidade ao negócio”, disse. O grupo Messer é a maior empresa 100% familiar no segmento de gases.

Já o CEO da Messer Cutting Systems Américas, Scott Kessler, lembrou que a marca já comercializou mais de 8 mil equipamentos nas Américas e citou diferenciais da empresa, como ser fornecedor e fabricante de máquinas de corte, nas tecnologias laser, plasma e oxicorte, além de outras inovações, formação de profissionais e softwares. A marca atende também a outros segmentos industriais - construção naval, indústria da fabricação de torres de turbinas eólicas, agricultura e prestação de serviços. 


Abimaq traça cenário para o setor

A diretora Executiva de Competitividade, Economia e Estatística da Abimaq, Cristina Zanella, apresentou as perspectivas econômicas e tendências na economia e no setor de máquinas, que, no Brasil reúne cerca de 9 indústrias de diferentes segmentos, com maior presença nas regiões Sul e Sudeste. E, depois de um cenário de queda nos negócios, a sinalização é de melhora em 2024 no país, com alta nas vendas líquidas de 2,4%. Neste 2023, o setor deve fechar o ano com queda de 3,4%, a segunda consecutiva. 

A economista elencou mudanças que poderão proporcionar melhora da atividade econômica, como a normalização da cadeia de suprimentos, queda da inflação e dos juros. Na contramão há o cenário global, de desaceleração da economia e juros altos. 

O Brasil é o 15º maior produtor de máquinas e equipamentos, sendo China, Estados Unidos e Alemanha os três primeiros colocados nesse ranking. E, de acordo com a economista, o País exportou o equivalente a 25% de sua produção de máquinas e equipamentos em 2023.


Tecnologias e treinamento

No Brasil a Messer Cutting soma mais de 500 máquinas instaladas e aposta no desenvolvimento de diferentes tipos de soluções em corte para continuar crescendo. Há também a formação técnica dos colaboradores em centros de treinamento. Em Caxias do Sul, na abertura da unidade, a Cutting realizou dois dias de workshops sobre temas como tecnologias e melhorias empregadas nos processos industriais, capacitação de pessoal, Hidrogênio Verde, segurança e outros temas. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.