30/08/2023 às 14h52min - Atualizada em 01/09/2023 às 00h00min

Dia dos Pais registrou queda de 2,8% na atividade do comércio, mostra Serasa Experian

Recorte mostra que final de semana da data comemorativa teve crescimento tímido de 0,4%

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
São Paulo, 14 de agosto de 2023 – Os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostram que, em comparação com o mesmo período de 2022, a semana do Dia dos Pais (07/08 a 13/08/2023) registrou queda de 2,8% na atividade do comércio. No recorte considerando apenas o final de semana da data comemorativa (11/08 a 13/08/2023), houve um tímido crescimento de 0,4%. Veja os dados completos a seguir:


“Datas comemorativas sempre trazem esperança para os comerciantes de alavancarem as vendas, mas as taxas de juros continuam altas e desencorajando os consumidores a gastarem demais. Presentes mais modestos e gastos com experiências, como restaurantes e passeios, tornam-se alternativa para o dia não passar em branco”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

 
Em São Paulo, atividade do comércio também apresentou diminuição na data
 
Em São Paulo, a atividade do comércio no Dia dos Pais também apresentou queda (-2,2%) quando comparado ao mesmo período de 2022. Os atrasados trouxeram uma leve alta para o final de semana da data, com 0,6%.
 
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian do Dia dos Pais é medido desde 2006. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
 
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.