29/05/2023 às 16h44min - Atualizada em 30/05/2023 às 00h00min

Buscas por informações sobre visto que concede green card americano sobe 116% no último semestre

EB2-NIW pode ser alternativa para quem deseja investir nos EUA

SALA DA NOTÍCIA D4U Immigration
Divulgação

Engana-se quem pensa que viver legalmente nos Estados Unidos é um sonho distante para muitas pessoas. Nos primeiros três meses do ano fiscal americano (outubro a dezembro de 2022), 1.129 brasileiros1 receberam o “sim” do governo norte-americano para atuar profissionalmente nos EUA a partir de um dos vistos mais solicitados no mundo para trabalhar no país, o EB2-NIW, de acordo com Serviço de Cidadania e Imigração (USCIS). Até o fim de 2023, o número de vistos concedidos pode aumentar consideravelmente, já que o escritório de imigração D4U Immigration registrou aumento de 116% na procura por esse tipo de autorização de outubro até março em comparação com o mesmo período anterior. Os Estados Unidos devem conceder aproximadamente 200 mil licenças deste tipo este ano, segundo o órgão oficial do governo. 

“A principal razão dessa alta procura por vistos de imigração para os EUA tem sido motivada pelo interesse no EB2-NIW, por ser um visto concedido ao profissional tem habilidades específicas em determinadas áreas de atuação de interesse dos americanos. Já temos percebido um aumento considerável na procura desde o início do ano passado”, afirma Wagner Pontes, fundador da D4U Immigration. “Há um déficit de profissionais em algumas áreas como, por exemplo, saúde, tecnologia, engenharia, direito e aviação. A procura por profissionais nessas áreas é tão alta, que o tempo de aprovação desse visto pelo Departamento de Imigração dos EUA tem sido menor que seis meses em alguns casos, quando o tempo normal pode ser de até 24 meses”, explica Pontes. 

No começo de maio, o Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA divulgou que há 9,6 milhões de vagas abertas em todo o território americano. De acordo com dados do Payroll divulgado primeira semana do mês, foram criadas 253 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em abril, número acima do esperado pelo mercado demonstrando o aquecimento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego ficou em 3,4% no mês. 

EB2-NIW pode ser alternativa para quem procura visto de investimento nos EUA 

O EB2-NIW tem sido uma alternativa bastante recomenda aqueles que buscam obter o green card e, inicialmente, tem entre os planos investir nos Estados Unidos. Também parte do grupo de vistos EB (visto permanente employment-based), a opção mais recomendada com essa finalidade era o visto EB5, voltado exclusivamente a quem deseja investir em uma empresa americana ou abrir seu próprio negócio no país. Porém, o esse visto exige o investimento de ao menos US$ 800 mil e a garantia de contratação de cerca de 10 trabalhadores americanos. A espera por esse visto pode chegar a quatro anos. 

“Cada vez mais temos sido acionados por brasileiros que querem investir nos EUA, mas que têm como motivação principal a busca pelo green card e proporcionar a vivência de uma vida nos EUA a sua família”, conta Wagner. “Orientamos que não é necessário dispor de uma enorme quantia financeira e esperar tanto tempo para obter a residência permanente, já que o solicitante pode ser um profissional que construiu uma carreira profissional e, portanto, pode ser elegível ao pleito imigratório do EB2-NIW sem restrições”, afirma. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.