22/05/2023 às 20h21min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h21min

Jogador envolvido com esquema de apostas no Gauchão é suspenso por dois anos pelo TJD-RS

Nikolas, ex-Novo Hamburgo, cometeu pênalti durante jogo do campeonato estadual para beneficiar apostadores

Por Redação do ge — Porto Alegre
Nikolas, ex-Novo Hamburgo, foi suspenso por dois anos pelo TJD-RS — Foto: Jefferson Couto / Novo Hamburgo
Envolvido no esquema de manipulação no Campeonato Gaúcho, Nikolas, ex-Novo Hamburgo, foi suspenso por dois anos e multado em R$ 80 mil durante julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) na noite desta segunda-feira. O jogador cometeu um pênalti para beneficiar apostadores.

O atleta não esteve presente no julgamento, nem sua defesa. A Promotoria utilizou como prova o vídeo do lance do pênalti contra o Esportivo durante o Gauchão e conversas interceptadas pelo Ministério Público de Goiás. A punição foi por maioria de votos.

Nikolas não foi denunciado pelo MP-GO porque admitiu o crime e fez um acordo para colaborar com as investigações. Outros sete jogadores, incluindo dois com passagem pelo Juventude em 2022, viraram réus e vão responder na Justiça por crimes cujas penas podem chegar a seis anos de cadeia.

As investigações comprovaram que a quadrilha que aliciava atletas para manipular jogos atuou em pelo menos duas partidas do estadual desse ano, ambas pela 7ª rodada: Caxias 3x1 São Luiz e Esportivo 0x0 Novo Hamburgo. Nos dois jogos, a oferta era para o cometimento de pênaltis.

Nikolas, ex-Novo Hamburgo, recebeu R$ 5 mil antecipadamente para que fizesse um pênalti no jogo contra o Esportivo. Ele entrou em campo aos 18 minutos do segundo tempo e cometeu a penalidade aos 30, que acabou desperdiçada pelo time rival.

A denúncia do MP traz prints das conversas do jogador do Novo Hamburgo com um dos aliciadores no WhatsApp. Cerca de duas horas antes do jogo, ele chega a tranquilizar o apostador.

– Primeiro lance meu na área é carriola. Azar – diz o jogador.

Na mesma noite após a partida, o jogador voltou a trocar mensagem com um dos criminosos e foi parabenizado por ter cometido a penalidade, antes de receber uma nova proposta para participar do esquema na rodada do fim de semana seguinte.

– Não, aqui é... papo de homem. Se eu falei que vou fazer, eu vou fazer, entendeu? É isso aí, eu sabia que ia entrar no jogo, então não tinha erro – disse o jogador em mensagem de áudio.

Nikolas, ex-Novo Hamburgo, foi suspenso por dois anos pelo TJD-RS — Foto: Jefferson Couto / Novo Hamburgo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.