28/05/2023 às 23h10min - Atualizada em 29/05/2023 às 00h00min

Espaço ADRA Kids promove ambiente acolhedor para crianças e adolescentes

Iniciativa prevê diminuição de taxa de evasão de cursos gratuitos frequentados por responsáveis que não tem com quem deixar seus filhos enquanto estudam.

SALA DA NOTÍCIA ADRA BRASIL
No Dia do Brincar, celebrado em 28 de maio, a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil é destacada mundialmente. A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), reconhecendo a importância da brincadeira, tem dedicado esforços para promover projetos que incentivam essa prática e a aprendizagem em um ambiente seguro e estimulante. Dentre esses projetos, o Espaço ADRA Kids, funciona em Roraima, e se destaca como uma iniciativa exemplar que pode ser encontrada em diversos outros pontos do país.

A ADRA Brasil, presente de norte a sul no Brasil e em outros países, transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio de seus projetos, que buscam não somente atender as necessidades básicas, mas também garantir que o direito de brincar seja preservado. O Espaço ADRA Kids, especificamente, surgiu das demandas identificadas no centro de capacitações da ADRA em Roraima, e oferece um ambiente acolhedor, além de atenção pedagógica, às crianças, enquanto seus pais participam de treinamentos e cursos.

"Identificamos que muitos beneficiários do nosso centro de capacitação, em sua maioria mulheres, vinham com seus filhos. Isso refletia na evasão dos cursos", relata John Anderson Morais, coordenador de projetos da ADRA Roraima. "A criação do Espaço ADRA Kids foi a nossa resposta a essa questão, proporcionando um local seguro para as crianças e permitindo que os pais foquem em suas formações, sem preocupação com os cuidados dos pequenos", complementa.

Desenvolvimento infantil

O espaço atende crianças de 4 a 12 anos e implementa mensalmente uma série de atividades lúdicas, contação de histórias e atividades físicas. "Contamos com a contribuição de pedagogos, psicólogos e sociólogos para planejar as atividades", diz Morais.

A psicopedagoga Sônia Meireles reforça que "essas atividades, além de proverem momentos de diversão e distração, são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças".

Além disso, o projeto promove a inclusão e a escolaridade dessas crianças e adolescentes, se destacando por fornecer aprendizagem não formal e integração social, o que os ajuda a formar uma rede de apoio e adquirir conhecimentos de forma constante. "Ao participar das atividades, a criança recebe microdoses de aprendizado que inibem a degradação cognitiva e auxiliam no acompanhamento do percurso educacional quando retorna à educação formal", explica Morais.

Aceitação na comunidade

O Espaço ADRA Kids é amplamente aceito pela comunidade e recebe dezenas de crianças diariamente. Segundo Morais, "é nítido o valor que a comunidade atribui ao projeto". Além disso, o impacto da iniciativa é medido indiretamente por meio de vários indicadores, incluindo a queda na taxa de evasão dos cursos, melhora do desempenho escolar das crianças e a diminuição da insegurança alimentar, já que elas recebem alimentação durante a permanência no espaço.

A ADRA Brasil possui diversos projetos em todo o país, que visam o desenvolvimento de comunidades e a promoção da inclusão social. Com o apoio de parceiros, como o governo dos Estados Unidos e a Visão Mundial, a ADRA continua trabalhando para fazer a diferença na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, com projetos como o Espaço ADRA Kids, que em suas pequenas conquistas, celebra grandes transformações na vida de crianças e suas famílias.

Brincar é algo bem característico da infância. E é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Essa prática possui vários benefícios essenciais na primeira infância. Abaixo, veja alguns deles:

1 - Desenvolvimento cognitivo: Brincar estimula a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico das crianças. As brincadeiras de faz-de-conta, por exemplo, encorajam a imaginação, enquanto jogos de quebra-cabeça podem desenvolver habilidades de resolução de problemas.
2 - Desenvolvimento emocional e social: Quando brincam, as crianças expressam e aprendem a lidar com suas emoções. Além disso, brincar em grupo promove habilidades sociais, como a cooperação, a negociação e a empatia.
3 - Aprimoramento da coordenação motora e do equilíbrio: Brincadeiras que envolvem atividades físicas, como correr, pular e dançar, ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, no equilíbrio e na força física da criança.
4 - Aprendizado prático: Muitas habilidades e conceitos podem ser aprendidos por meio do brincar. Por exemplo, as crianças podem aprender conceitos matemáticos brincando de loja, ou desenvolver suas habilidades linguísticas por meio de canções e rimas.
5 - Promoção da autoestima e da autonomia: Ao brincar, as crianças têm a chance de tomar decisões, resolver problemas e enfrentar desafios, o que promove sua autoestima e autonomia. Elas aprendem a confiar em suas habilidades e a tomar decisões por si mesmas.

Direito à infância

Em meio a uma realidade de intensas mudanças e desafios, o papel da brincadeira se mostra ainda mais crucial para as crianças. Ao assegurar a oportunidade de brincar, a ADRA Brasil oferece uma resposta poderosa às necessidades dos pequenos, contribuindo para que a infância possa ser vivida plenamente, mesmo em contextos de vulnerabilidade social.

Por meio de seus projetos, como o Espaço ADRA Kids, a organização reforça a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil e busca garantir que todas as crianças se beneficiem desses importantes momentos lúdicos. É o que pensa a psicopedagoga Sônia Meireles. "Cada vez que uma criança brinca, aprende e se desenvolve. A brincadeira é o trabalho da infância e é essencial para o seu crescimento saudável e equilibrado", enfatiza.

Assim, neste Dia do Brincar, lembramos a importância de valorizar e garantir o direito de brincar de todas as crianças, pois cada sorriso e cada risada marcam uma infância que pode ser bem-vivida e um futuro cheio de possibilidades. A brincadeira, afinal, não é apenas uma atividade recreativa, mas um investimento no futuro da nossa sociedade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.