25/05/2023 às 12h12min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h00min

Dia do Orgulho Nerd terá ação especial em centros universitários de Jaraguá e Joinville nesta quinta

Agência Páprica preparou ações no Centro Universitário Católica SC com brindes para alunos e engajamento virtual

SALA DA NOTÍCIA Bruno Camargo
Divulgação
A cultura geek conquistou o brasileiro em diferentes áreas, dos filmes e livros até eventos nerd e cursos universitários. Áreas de conhecimentos que envolvem tecnologia estão ainda mais relacionados ao mundo da ficção científica e fazem parte do dia a dia de alunos. Gerando uma conexão com essa forte cultura entre os discentes, o Centro Universitário Católica SC, em Joinville e Jaraguá do Sul (SC), junto com a agência Páprica, vai promover uma série de ações presenciais e virtuais para o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio.
 
Para o Instagram, foi desenvolvido um filtro com aspectos retrô de games antigos, que traz a pergunta “Qual frase nerd mais combina com você?” e apresenta respostas de personagens marcantes como Batman, Harry Potter e Guardiões da Galáxia. Durante a data, os alunos que postarem na rede social uma foto com uma toalha, objeto que se tornou ícone do Dia do Orgulho Nerd, marcando a Católica SC, e tiver mais curtidas, ganhará brindes com artigos geek.
 
Presencialmente, o centro terá outras ações. Quem estiver fazendo cosplay, usando fantasias de personagens famosos da cultura nerd, pode responder a quizes e ganhar brindes. “São ações divertidas que celebram uma cultura pop muito presente entre os alunos, e essa aproximação do meio universitário com o universo nerd torna uma vivência mais dinâmica e maior relação entre estudantes e o Centro Universitário”, conta Renan Vargas, sócio fundador da agência Páprica.
 
“O universo geek oferece diversas oportunidades de negócios, tanto em produtos quanto em serviços, e o perfil de quem acompanha também é amplo”, explica Alana Maia, Coordenadora de Social Media na agência Páprica e responsável pelo projeto. “São pessoas de várias idades, escolaridades e estados do Brasil. Mesmo assim, há um fator em comum entre todos: o consumo de conteúdo digital, especialmente por meio das redes sociais”. A cultura geek está presente até mesmo nos trabalhos de alunos: a equipe do curso de Engenharia de Software desenvolveu um robô com a aparência do vilão de Star Wars, Darth Vader, que circula pelo campus.
 
Toalhas e viagens espaciais
 
O Dia do Orgulho Nerd, comemorado junto com o Dia da Toalha, ganhou o mundo rapidamente com referências ao mundo geek. Nesse dia, em 2001, fãs das obras do escritor Douglas Adams resolveram o homenagear com o Dia da Toalha. Em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, livro de humor e ficção científica, Adams brinca que a toalha é indispensável nas viagens pelo universo, seja para se proteger do frio, para lutar contra alienígenas ou mesmo se secar. Os admiradores do trabalho do autor costumam carregar uma toalha nesse dia. O Dia do Orgulho Nerd surgiu poucos anos depois, ao relembrar que, em 25 de maio de 1977, estreava nos cinemas o primeiro filme da saga Star Wars, uma das mais significativas ao construir uma ideia de nerds ligada à cultura, tecnologia e criatividade e que gerou grupos de fãs.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.