26/07/2023 às 12h26min - Atualizada em 27/07/2023 às 00h01min

5 dicas de como cuidar da saúde bucal no inverno

Especialista alerta para mudanças na rotina alimentar, além de dores e incômodos comuns que estão relacionados a diversos fatores, inclusive o frio

Thainá Zelante Cordeiro

Com a chegada do inverno, alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados, como o monitoramento da vitamina C e D. Além disso, de acordo com o coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Ramiro R. Barcellos, a saúde bucal requer uma atenção especial em dias mais frios, devido alguns fatores específicos dessa estação. Abaixo, Ramiro compartilha algumas dicas para ficar atento durante o inverno: 

Sensibilidade 

Você sabia que o ar frio na boca tem o mesmo efeito de quando ingerimos algo gelado? Isso acontece porque a boca tem a mesma temperatura do corpo, enquanto a temperatura externa está mais gelada no inverno. Isso pode aumentar a sensibilidade dos dentes, e consequentemente causar dores, e acontece principalmente quando há lesões, cáries, traumas nas terminações nervosa ou desgaste no esmalte do dente. No caso de desgaste excessivo o nosso conselho é usar cremes dentais para dentes sensíveis e optar por escovas de cerdas macias. Mas se o problema insistir, o indicado é procurar um dentista para uma avaliação. 

Sinusite 

Sim, a sinusite está relacionada às dores de dente. No inverno ela costuma ser confundida com problema bucal, e isso acontece porque a sinusite causa inflamação da mucosa dos seios faciais, que pressionam os dentes molares e pré-molares. Quando a raiz é afetava causa um incômodo semelhante a dor de dente. Então, para evitar passar por isso o ideal é manter a sinusite controlada. Consulte seu médico e faça o tratamento adequado. 

Bebidas quentes 

No frio costumamos nos render às bebidas quentes, como chás, chocolate quente, café e vinhos. Mas algumas dessas bebidas têm pigmentos que além de manchar podem deixar os dentes sensíveis por causa do choque térmico. Mas você não precisa abrir mão das bebidas quentes, deve apenas tomar alguns cuidados, como deixar esfriar antes de consumir e aderir ao canudo para tomar algo, assim evita que entre em contato com dentes e os manche com a pigmentação. E, você sabia que o café sem açúcar não mancha os dentes como o com adoçado? Isso mesmo. Acontece porque o açúcar causa descalcificação pelo acúmulo de plana, por isso as manchas. Mas lembre-se de manter uma boa escovação dos dentes, e não dispensar o uso de fio dental e enxaguantes bucais. 

Hidrate-se para evitar o mau hálito 

Não são só os lábios que ficam ressecados no inverno, mas sim toda a parte interna da boca, e isso pode causar mau hálito. Isso acontece porque o consumo de água é diminuído, e nosso conselho é beber a quantidade ideal de água para o seu corpo, mesmo nos dias mais frios. 

Não exagere no consumo de doces 

É comum consumir mais doces nos dias frios, mas eles não são amigos da sua saúde bucal; em excesso podem aumentar a placa bacteriana e também as cáries. Para manter seu sorriso bonito, não abuse de alimentos ricos em açúcar, ou dos que grudam nos dentes. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.