25/05/2023 às 16h14min - Atualizada em 27/05/2023 às 00h00min

Festa do Divino recebe turistas com devoção e boa música de viola em São José do Barreiro

Tradicional evento ocorre de sexta a domingo (26 a 28)

SALA DA NOTÍCIA Wilson Vieira
Du Oliveira
Manifestações de fé e a boa música de viola recebem os turistas na Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre de sexta a domingo (26 a 28), em São José do Barreiro. A cidade turística é um marco da cultura tropeira e das raízes brasileiras, embelezada pela arquitetura colonial e pelo patrimônio natural da Serra da Bocaina.  

O melhor da viola caipira tem a primeira apresentação na noite de sexta (26), com o show Bonna Convida – Noite de Viola na Praça, comandado pelo maestro e professor de música, Henrique Bonna. Entre outros trabalhos, Henrique é fundador do projeto Caipirando – Alma Carioca de Viola e maestro da Orquestra de Viola de São José do Barreiro.

A programação no sábado ganha um toque especial, com o projeto “Oi de Casa”, do grupo Marginália Caipira, que mistura música e poesia. A viola chora desde a tarde, com barreirense Fabin da Viola, às 15h, e, em seguida, o Marginália, às 20h, que se apresenta explorando o belo visual das grandes e coloridas janelas dos casaris coloniais de São José do Barreiro. A noite de sábado fecha com o forró pé-de-serra da banda Xoxóte.

Régis Violeiro encerra a programação musical no domingo (28), às 13h.

Os shows, gratuitos, reúnem composições próprias e clássicos da música brasileira, que resgatam as memórias dos ouvintes e colorem com belos dedilhados e versos a vida do homem do campo.

Devoção
A secular manifestação popular de fé ocorre no sábado. A Festa do Divino Espírito Santo começa às 14h, com apresentação de grupos de Folia de Reis da Serra da Bocaina. Tambores, viola, cantoria e muito colorido nas roupas típicas das folias remetem a séculos de devoção no Brasil.

Em seguida, 18h, ocorre a procissão do Divino, que reafirma a esperança no renascimento, na renovação.

As apresentações na Praça Coronel Cunha Lara, a Praça da Matriz, no centro, são abertas ao público.

Sobre São José do Barreiro
Portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a cidade fica na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Preserva um precioso patrimônio cultural e histórico que retrata períodos importantes do Brasil, desde o ciclo do café. São José do Barreiro também é conhecida por seus atrativos de natureza, turismo de aventura e culinária tropeira. 


Programação

Sexta-feira (26)
21h - Show Bonna Convida – Noite de Viola na Praça

Sábado (27)
14h - Apresentação das Folias de Reis da Serra da Bocaina
15h - Show Fabin Viola e convidados
18h - Procissão do Divino
20h - Projeto “Oi de Casa!” - Grupo Marginália Caipira
21h30 - Show com banda Xoxóte – Forró Pé de Serra

Domingo (28)
13h - Régis Violeiro


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.