21/07/2023 às 15h56min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h01min

Presidente da Assocon comemora fim dos controles reforçados à exportação pelo Reino Unido à carne brasileira pelo Reino Unido

O governo britânico encerrou os controles reforçados às exportações de carne brasileira ao Reino Unido

Fernanda de Souza Martins
O governo britânico encerrou os controles reforçados às exportações de carne brasileira ao Reino Unido. A decisão foi comunicada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 17 de julho. “Essa é uma ótima notícia para a cadeia da carne bovina. A conquista é resultado de muita luta dos pecuaristas, processo que envolveu articulação do Poder Executivo”, comenta Mauricio Velloso, presidente da Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon).
Essa ação também indica a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos por indicação das autoridades sanitárias brasileiras, o chamado pre-listing. “Isso significa que os esforços feitos pelos pecuaristas brasileiros estão apresentando resultados e quem trabalha com responsabilidade volta a colocar seus produtos em grandes mercados, como é o europeu”, explica Velloso.
A decisão deu-se após análise do relatório da auditoria técnica realizada por equipes britânicas em outubro de 2022, cujo foco foi o sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal. Foi a primeira missão de auditoria britânica ao exterior depois do Brexit – termo pelo qual ficou conhecida saída do Reino Unido da União Europeia.
A missão de auditoria reconheceu que o Brasil resolveu as questões relacionadas ao seu sistema regulatório sanitário e fitossanitário, que levadam à instituição dos controles reforçados. A decisão das autoridades britânicas confirma a excelência dos controles sanitários oficiais brasileiros, que garantem a qualidade e a inocuidade dos produtos consumidos no Brasil e exportados para o mundo.
Sobre a Assocon
Associação Nacional da Pecuária de Corte (Assocon) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que representa pecuaristas na produção de gado de corte e demais integrantes da cadeia produtiva correlacionados à produção de carne. Nesse sentido, buscamos o desenvolvimento organizado da produção pecuária de corte brasileira em qualidade e com o uso racional de tecnologias e sustentabilidade. Mais informações: https://assocon.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.