25/05/2023 às 18h08min - Atualizada em 26/05/2023 às 00h01min

Preocupação com governança das empresas explode enquanto volume de fusões e aquisições recua

Pedidos de dossiê de compliance das companhias aumentou 167,3% no primeiro quadrimestre

SALA DA NOTÍCIA Caíque Teixeira Rocha

Um levantamento realizado pela plataforma SaaS de compliance Kronoos, revela que o volume de pedidos de dossiês voltados a investigar aspectos relacionados à conformidade com os melhores princípios de governança administrativa das pessoas jurídicas cresceu 167,3% durante os primeiros quatro meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O CEO da startup, Alexandre Pegoraro ressalta a força do movimento de alta na busca por este tipo de relatório informando que pela primeira vez a busca por informações sobre a condição das empresas superou os requerimentos cujo alvo eram as pessoas.  De acordo com ele, em 2022 os pedidos de dossiê para pessoas jurídicas eram responsáveis por 38% das solicitações, enquanto as pessoas físicas representavam 47% do total, ficando portanto como a liderança da demanda. Neste ano, a preocupação com o gerenciamento saudável das empresas saltou para 44,45% dos dossiês, ultrapassando o interesse pelas pessoas que ficou com 44, 13%. 

“Episódios como a crise de governança das Lojas Américas e o chamado Inverno do Varejo, associados a um momento de instabilidade econômica alertaram as empresas para aumentarem os cuidados tanto com a condição de seus parceiros de negócios, como em relação ao conhecimento mais profundo sobre a situação das organizações que são foco de interesse para fusões e aquisições”, afirma. 

O estudo divulgado recentemente pela KPMG parece corroborar a avaliação sobre o crescimento da cautela no mundo dos negócios. Segundo a consultoria, foram realizadas 372 operações de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 32,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram fechados 553 negócios. O levantamento que é realizado trimestralmente tem como foco 43 setores da economia.

Desse total, 248 das fusões e aquisições realizadas envolveram apenas empresas brasileiras (domésticas). Outras 97 foram feitas por empresas estrangeiras adquirindo, de brasileiros, outra estabelecida no Brasil (CB1); 13 por estrangeiro comprando de estrangeiros capital de organização estabelecida no Brasil (CB4); dez empresas brasileiras adquirindo, de estrangeiros, empresa estabelecida no exterior (CB2); três empresas brasileiras adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil (CB3) e uma estrangeira adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior (CB5).

Sobre o Kronoos 
 
O Kronoos é uma plataforma de compliance e BIG DATA, que, através de mais de 3.500 fontes, nacionais e internacionais, realiza análises, a partir de IA, para verificação de processos, vestígios de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, leis ambientais, crédito e mídia negativa, entregando esse resultado para os nossos clientes em menos de 1 minuto.
Por meio dessa solução, unificando e padronizando dados de fontes públicas e privadas, o cliente pode evitar qualquer tipo de surpresa negativa, podendo ostentar elevados níveis de representatividade no conceito ESG, reforçando seus processos de Know Your Customer (KYC), Know Your Employee (KYE), Know Your Partners (KYP), Know Your Supplier (KYS). Para saber mais acesse https://kronoos.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.