24/05/2023 às 18h44min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Maio Amarelo: pequenas ações e autocuidado também ajudam na prevenção de acidentes de trânsito

Sem Parar e Sem Parar Empresas enfatizam a importância de pequenos gestos para a conscientização sobre a segurança no trânsito

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa Sem Parar
Divulgação
Segundo dados do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em março deste ano houve redução de cerca de 6% no número de acidentes fatais em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram registrados 386 em 2023, versus 410 em 2022. Comparando-se o 1º trimestre de 2023, a queda foi de 0,37% em relação a 2022. 

Dirigir na cidade ou na estrada exige atenção e prudência dos motoristas, mas além desse cuidado, algumas atitudes podem aumentar a segurança tanto para quem conduz um veículo quanto para quem está no entorno de vias utilizadas pelos carros.  
Pensando nisso, o Sem Parar e a Sem Parar Empresas, empresas líderes em meios de pagamento automático no Brasil, prepararam uma lista com dicas que ajudam a promover um trânsito menos agressivo e mais seguro. 

Atenção redobrada 
Distração ao volante é uma das maiores causas de acidentes evitáveis. Quando dirigir, evite interagir com o celular, rádio e outras atividades que possam desviar sua atenção na via. O condutor deve estar sempre atento ao que acontece à frente e à sua volta, olhando para os retrovisores e checando as condições do trânsito.   

Repouso e respeito às leis de trânsito  
A matriz logística brasileira é muito dependente das estradas e rodovias. Grande parte dos produtos que consumimos chegam até nós por caminhões e os profissionais desse setor precisam estar atentos às leis que regulamentam a área. Dirigir sonolento ou sem a devida atenção coloca em risco a vida do condutor e de outros motoristas.  A Lei do Descanso (Lei nº 13.103/15) estabelece que motoristas devem parar para descanso de 30 minutos a cada seis horas de trabalho.  

Manutenção em dia 
Um veículo em boas condições de tráfego faz a diferença quando se fala em segurança no trânsito. Tenha o hábito de verificar, regularmente, os freios, pneus, luzes e outros itens de segurança do carro. A manutenção preventiva é essencial para evitar falhas mecânicas que podem colocar o condutor em situações de risco. 

Visão desimpedida 
Além de dar multa e perda de cinco pontos na carteira, trafegar com o para-brisa trincado pode causar acidentes graves, pois reduz significativamente a visibilidade da estrada. Para quem tem tag Sem Parar Empresas, não há necessidade de acionar o seguro do veículo para solicitar a troca, pois a Sem Parar empresa tem parceria com um serviço especializado em reparos de para-brisas. 

Tanque cheio 
Fique sempre atento ao marcador de combustível. Pane seca pode ser um fator causador de acidentes, além de ser uma infração de trânsito. Para evitar perrengue, profissionais de logística podem acessar o sistema da Sem Parar Empresas, verificar onde há um posto mais próximo da sua rota e abastecer com seu cartão combustível. Motoristas de carros de passeio também podem usar sua tag Sem Parar para abastecer em mais de 2,2 mil postos e ainda ganhar cashback.  

Atenção na hora da emergência 
Utilizar o acostamento requer cuidados. Se precisar fazer uma parada de emergência, sinalize utilizando a seta e vá para a pista da direita com cautela. Evite permanecer dentro do veículo e, ao descer, posicione-se na frente do veículo e nunca entre o carro e a rodovia. E lembre-se: acostamento não é pista de rolagem. Além de poder causar acidentes, utilizá-lo dessa forma é infração gravíssima sujeita a multa. 

Autocuidado 
Para os motoristas da área de transportes é importante manter uma rotina de avaliação médica frequente. Mas se algo acontecer durante a viagem e o condutor estiver longe de sua cidade ou sede, uma dica é usar o serviço disponibilizado pela Sem Parar Empresas para que motoristas consigam realizar uma teleconsulta com médico ou agendar exames. Esse benefício também oferece descontos em consultas e exames em todas as regiões brasileiras, além de descontos em medicamentos e vacinas. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.