24/05/2023 às 10h20min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h00min

Estreia no SescTV a série "100 Anos de Cultura e Conflitos" dirigida pelo cineasta João Batista de Andrade

A partir da análise de importantes historiadores e pensadores contemporâneos, a série aborda eventos históricos que moldaram a política e a cultura brasileira atuais

SALA DA NOTÍCIA SI Comunicação
100 Anos de Cultura e Conflitos/SescTV

No dia 29, às 21h, estreia no SescTV a série “100 Anos de Cultura e Conflitos”, uma produção da PaleoTV, com direção de João Batista de Andrade, cineasta, produtor de cinema e televisão, roteirista e escritor brasileiro. 

A obra explora, ao longo de 16 episódios e a partir da análise de importantes historiadores e pensadores contemporâneos, os eventos históricos que moldaram a política e a cultura brasileira atuais. Movimentos como a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo, ambos ocorridos em 1922, são investigados, assim como outros marcos fundamentais na história do Brasil. A partir do dia 29, a série também estará disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/100anos.

Para o diretor João Batista de Andrade, a produção busca investigar o emaranhado de contextos históricos que constituem a cultura brasileira e o funcionamento da sociedade. “Nesta série, decidimos falar desses 100 anos, por meio de uma conjunção histórica. São 100 anos de uma afirmação cultural moderna e, ao mesmo tempo, da ascensão do militarismo com a revolta dos "tenentes" no Forte de Copacabana”, afirma. 

Desse modo, a série guia o espectador em um diálogo sobre uma sequência de eventos que sofreram a influência das ideologias disponíveis no início do século XX e que se moldaram a partir da herança cultural do século XIX, definindo a trajetória incerta da República e da Democracia.

 

Os 16 episódios da série abordam, respectivamente, os seguintes temas: A Revolta dos Tenentes; a Revolução de 24 e a Coluna Prestes; A Semana de Arte Moderna; A Guerra do Paraguai; A “libertação” dos escravizados; primeira República – partes 1 e 2; 1930, enfim a Revolução; A Rádio Nacional e o Cinema Sonoro; A revolução de 32; A intentona comunista; O Plano Cohen; Getúlio, o Eterno Retorno; JK, Jango e o Golpe de 64; A Questão Indígena no Brasil; 100 Anos de Política e de Golpes.

 

SERVIÇO:

Série 100 Anos de Cultura e Conflitos

Estreia no canal: 29/5, segunda, a partir das 21h

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: Aproximadamente 26 min. cada

Direção: João Batista de Andrade

Produção: Paleo TV
 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.