28/06/2023 às 14h31min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h02min

“Bonecos em ação” realiza oficinas de teatro sobre a preservação do meio ambiente em Aracruz

Com temas como sustentabilidade, oficinas acontecem na Escola Municipal Prof Bárula Neves dos Santos com início em julho

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Divulgação
O projeto de oficinas de teatro de fantoches “Bonecos em Ação” inicia em Aracruz (ES) no dia 06 de julho. As crianças da EMEF Prof Bárula Neves dos Santos vão receber as oficinas entre os meses de julho e novembro de 2023. As oficinas têm como objetivo trabalhar técnicas de trabalho em grupo e aproximar os alunos da arte e da sustentabilidade, com bonecos confeccionados com materiais recicláveis.

As oficinas do “Bonecos em Ação” contam com aulas de técnicas de roteirização, manipulação e confecção de bonecos, cenários e adereços com materiais recicláveis. Ao final das oficinas, os alunos irão apresentar para a comunidade o que aprenderam e ensaiaram durante as aulas, focando nos temas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, levantamento realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados no Brasil. Por isso, o “Bonecos em Ação” busca trazer às crianças a conscientização da importância da reciclagem na realização de projetos artísticos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Bonecos em Ação” tem a produção da Sancell e apoio da SSP e Incentivar Produções, com patrocínio da Imetame e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.

‘’O projeto olha para esta realidade e aposta nas crianças como agentes mobilizadores em suas comunidades para mudar a realidade. Acreditamos que apoiar as crianças através da cultura e da arte é fundamental para essa transformação. ”, comenta o Diretor de Sustentabilidade da empresa, Sérgio Fantinni.


Sobre a IMETAME: A Imetame nasceu de uma iniciativa empreendedora do jovem torneiro mecânico Etore Selvatici Cavallieri, quando ainda trabalhava na antiga Aracruz Florestal-ES. Na época, Etore identificou uma oportunidade de negócio nos serviços excedentes de usinagem e soldagem, que eram terceirizados e, em 17 de agosto de 1980, num pequeno galpão de 50m², surgiu a Imetame Metalmecânica, a primeira empresa do Grupo, que chamamos carinhosamente de “empresa mãe”. Desde então, os negócios foram expandindo e diversificando e, atualmente, a sede da Imetame em Aracruz-ES ocupa uma área de 412.200 m² e nossos colaboradores atuam por todo o país.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Imetame. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Bonecos em Ação” em Aracruz/ES
Ação na escola:
A partir de 06 de julho - 14h00
EMEF "Prof° Bárula Neves dos Santos"
Av. Dr. Orlindo Borges, s/n - Barra do Sahy, Aracruz - ES
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.