28/06/2023 às 19h11min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h01min

Casa Museu Ema Klabin recebe o XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

Encontro contará com especialistas representando diversos museus brasileiros

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
https://emaklabin.org.br
Foto: Arquivo da Casa Museu Ema Klabin/divulgação.
Anualmente, palácios, museus-casas e casas históricas reúnem-se em São Paulo para refletir sobre temas importantes para melhorar as boas práticas nessas instituições. Neste ano, o XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas será organizado, pela primeira vez, pela Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa. O evento contará com duas palestras e cinco mesas-redondas com a participação de profissionais de diversos museus brasileiros. São 100 vagas presenciais e transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/VsP1pW5XPBVJX44C9
O XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas propõe uma ampla discussão sobre a memória e o patrimônio material e imaterial preservado pelas diversas tipologias de museus-casas. Este ano, o encontro buscará reavaliar as narrativas e as formas de comunicação com o público, bem como as lembranças e esquecimentos que estão na própria definição do que é patrimônio.
Representante de Portugal
A abertura do evento  trouxe para o debate o tema  Os desafios dos museus na atualidade: entre a preservação, a sustentabilidade e a comunicação do patrimônio cultural e contou com as presenças do curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, e do diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, António Ponte, que também é vice-presidente do DEMHIST-ICOM, Comitê Internacional para os Museus de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus.
Mais do que belas casas de coleções e espaços turísticos
A cerimônia de abertura aborda a nova definição de museus aprovada pelo ICOM em 2022, indagando sobre os efeitos dessa atualização para as casas museus. O encontro conta com Bruno Brulon, professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da University of St Andrews (Escócia) e membro do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM); e Renata Motta, Diretora Executiva do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. O encontro conta com a mediação de Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin.

Temas importantes
O encontro terá ainda outros temas importantes como: O papel de arquivos e bibliotecas na construção da memória; Todas as formas de morar; Casas de escritores: memória e esquecimento; Ações de museologia e conservação; A narrativa das coleções museológicas: entre a materialidade e a imaterialidade.
A mesa de encerramento, no dia 29 de junho, das 17h30 às 19h, terá como tema o patrimônio nacional e vai falar sobre o dia 8 de janeiro, data da invasão dos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto por extremistas que depredaram o patrimônio público e diversas obras de arte. A mesa contará com as presenças de Thiago Perpétuo, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, e de Marcelo Sá de Sousa, diretor do Museu da Câmara dos Deputados. A mediação é de Ruth Levy, museóloga da Casa Museu Eva Klabin (Rio de Janeiro).
Museus históricos pelo mundo
Embora voltado a questões específicas da situação de museus brasileiros, o encontro também se alinha à proposta do DEMHIST para a conferência a ser realizada em outubro, em Belgrado, na Sérvia, com o tema Remembrances of Things Lost.
O Encontro conta com o apoio do DEMHIST-ICOM, Comitê de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus, e da Poiesis - Casa Guilherme de Almeida, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e com o apoio institucional da ACAM Portinari - Museu Casa de Portinari, do Icom Brasil e do Condephaat.
Serviço:
XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas
28 e 29 de junho
100 vagas presenciais
Casa Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil
Transmissão ao vivo via www.youtube.com/emaklabin
Emissão de certificado para quem acompanhar, no mínimo, 75% da programação.
Programação completa e inscrições: https://forms.gle/VsP1pW5XPBVJX44C9
Entrada franca
Acesse as redes sociais
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
Linkedin:
 https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br
YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin
Site: https://emaklabin.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ
Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.