27/06/2023 às 12h11min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h03min

Projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” aproxima crianças das artes cênicas em Mandaguari

As escolas do munícipio recebem o acervo cultural, entre os dias 26 e 30 de junho, para crianças terem mais contato com o teatro

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Rodrigo Cordeiro
O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, desenvolvido para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças, acontece entre os dias 26 e 30 de junho, com oficinas às 10h00 e 13h00, em cinco escolas públicas de Mandaguari (PR). A programação completa com nomes das escolas e horários das entregas de estruturas e oficinas pode ser encontrada abaixo.

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas entre crianças e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural e educativo para as crianças em uma estrutura de armarinho, em que será possível encontrar livros, brinquedos, jogos e cenários para as oficinas e apresentações de teatro e fantoches.

Todas as escolas participantes do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberão oficinas que buscam aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. As oficinas serão acompanhadas por artistas, oficineiros e pelos professores, monitores, assistentes e coordenadores das escolas beneficiadas.

Segundo dados do IBGE, apenas 23,4% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculo. Por o número ser considerado pequeno para um país do tamanho do Brasil, o “Armarinho, Cantinho da Imaginação” busca aproximar o público desta arte e do acesso ao teatro.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem a produção da Incentivar, com patrocínio da Romagnole, uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, que anualmente apoia projetos de cultura e outras frentes via incentivo fiscal, e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.


Sobre a Romagnole: Há 60 anos produzindo e comercializando soluções para o setor elétrico no Brasil e no exterior, a Romagnole tornou-se uma referência não só pela eficiência e qualidade dos seus produtos, mas também pelo sua forte atuação na área de responsabilidade social e sua contribuição para o desenvolvimento humano e econômico das comunidades nas quais está inserida. Ao apoiar este projeto e facilitar o acesso à cultura para os alunos da rede pública municipal, a empresa reforça seus vínculos com a comunidade local, fortalece os princípios e valores da companhia e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do município.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Romagnole. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
Armarinho, Cantinho da Imaginação em Mandaguari (PR)
Datas, horários e locais:

26 de junho - Entrega: 08h00 / Oficinas: 10h00 e 13h00
Escola Municipal Bom Pastor
R. João Ernesto Ferreira, 1684-1806 - Centro, Mandaguari - PR

27 de junho - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00
Escola Municipal Yolanda Cercal da Silva
R. Manoel Antunes Pereira, 1175 - Centro, Mandaguari - PR

28 de junho - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00
C.M.E.I Maria Terezinha Zanoni
R. Sebastião Fernandes de Souza, 177 - Jardim Boa Vista, Mandaguari - PR

29 de junho - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00
C.M.E.I. Rosemary R.Meleiro
Rua José Francisco Da Mata, 6 Jardim das Torres, Mandaguari – PR

30 de junho - Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00
C.M.E.I. João Batista Frujuelli
R. Manoel Henrique Manso, 269 - Jardim das Torres, Mandaguari - PR
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.