27/06/2023 às 22h07min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h00min

Gincana Solidária 2023 estimula a solidariedade e o trabalho em equipe

Tradicional ação socioeducativa promovida pelo Colégio Gabarito

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Guimarães
Divulgação
A Gincana Solidária, tradicional ação socioeducativa promovida pelo Colégio Gabarito, esteve em pleno vigor em 2023, engajando alunos em um exercício de cidadania e solidariedade. A atividade, que ocorre anualmente, tem como objetivo principal estimular o espírito colaborativo e integrado na comunidade escolar, desenvolvendo habilidades e valores essenciais nos estudantes.

A gincana, realizada desde 2016, tem se mostrado um apoio fundamental para diversas instituições beneficiadas pela arrecadação de mantimentos. Neste ano, a campanha aconteceu entre os dias 12 de abril e 3 de junho, com a divulgação das equipes campeãs ocorrendo no Arraiá Solidário. No total, foram arrecadados mais de 50 toneladas de alimentos,além de 560 cestas básicas e 25 mil itens de higiene, beneficiando cerca de 1200 famílias.

Durante a gincana, algumas normas são estabelecidas para garantir a organização e a justiça do evento. A participação na gincana é incentivada a todos os alunos, mesmo que haja baixa participação da equipe, pois toda e qualquer contribuição é válida em uma ação de caráter social. A competição não deve se sobrepor à causa maior, que é estimular o trabalho social ativo e a solidariedade.

Os benefícios da participação na gincana são destacados pela coordenadora do Fundamental II, Lucíola Bento Melo, que ressalta a importância da solidariedade como pilar fundamental nas relações humanas. Ela enfatiza que a gincana contribui para uma sociedade mais justa, igualitária, baseada em generosidade, empatia e amor.

“A participação dos pais e familiares nesse período também é valorizada, pois eles desempenham um papel fundamental no engajamento dos filhos em causas sociais e campanhas solidárias, potencializando a cultura de voluntariado e ajuda ao próximo”, explica Lucíola.

Diversas atividades foram propostas para engajar os alunos na campanha deste ano. A coordenadora pedagógica da unidade de Uberaba, Marcia Velludo, explica que os alunos representantes de sala propõem ideias criativas para a arrecadação de alimentos. “Além disso, a criação de "vaquinhas virtuais" e a visita a supermercados, para solicitar ajuda na arrecadação, são algumas das estratégias adotadas”, pontua.

A aluna Mariana Rodrigues da Cunha, do 9º ano da unidade Uberlândia, expressa sua satisfação em participar da gincana, destacando que o evento não apenas arrecada alimentos, mas também proporciona diversão e união entre a sala. Ela ressalta a importância de pensar no próximo e valoriza o trabalho em equipe, enfatizando que pequenas contribuições podem fazer uma grande diferença.

No encerramento da gincana, a equipe vencedora de cada unidade e segmento receberá uma placa de homenagem com o nome de todos os alunos da turma, que será afixada na escola. Além disso, uma cerimônia de inauguração será realizada para os alunos da turma, reforçando o objetivo principal da gincana: realizar um trabalho social em que os alunos possam participar ativamente.

A Gincana Solidária 2023 do Colégio Gabarito se apresenta como uma oportunidade ímpar para os estudantes desenvolverem habilidades, valores e a consciência de sua responsabilidade social, reafirmando a importância da solidariedade e da empatia em nossa sociedade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.